quinta-feira, 2 de abril de 2009

CRIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES PARA TRATAMENTO DO AUTISMO É TEMA DE INDICAÇÃO DO DEPUTADO HUGO LEAL

O deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) apresentou na Câmara uma indicação sugerindo a obrigatoriedade da realização de exames que possam identificar precocemente o autismo em todas as unidades de saúde pública do país. O objetivo da proposta é para que através desta exigência seja elaborado um estudo estatístico, identificando assim o número de casos existentes com vistas à criação de instituições que atendam ao distúrbio.

A indicação também sugere a alteração da classificação da síndrome conforme especificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para tratar a doença a partir de terapias multidisciplinares. O autismo tem sido tratado como problema mental, mas desde 1994 a OMS o considera “transtorno invasivo do desenvolvimento”, exigindo tratamento multidisciplinar e sistemático.

– Venho recebendo reivindicações de pais com filhos autistas que encontram dificuldades pelos poucos lugares de tratamentos disponibilizados pelo Estado. Precisamos ampliar este atendimento, adotando políticas públicas eficientes com a criação de instituições especializadas e formação de equipes médicas quanto ao diagnóstico do distúrbio. Hoje no Brasil temos aproximadamente 1 milhão de casos de autismo – considerou Hugo Leal.

Segundo informações da OMS, o autismo está presente desde o nascimento e se manifesta invariavelmente antes dos 30 meses. Ele caracteriza-se por respostas anormais a estímulos auditivos e visuais e por problemas graves quanto à compreensão da linguagem falada, além da incapacidade na utilização social da linguagem verbal e corpórea. Com inteligência variando de subnormal, normal e acima do normal, o sintoma mais significativo é a dificuldade de estabelecer relações produtivas com o mundo e com os outros, principalmente em função da dificuldade de comunicação que estas pessoas apresentam.

– A identificação da síndrome logo após o nascimento vai proporcionar aos portadores uma significativa melhoria na qualidade de vida, assim como de toda a sua família. A dignidade da pessoa humana é fundamento constitucional e o Estado tem o dever de promovê-la – afirmou o deputado.
Rosane de Freitas - Assessoria de comunicação do dep. Hugo Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário