quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

PETRÓPOLIS MOSTRA SUAS 'RAÍZES' NO PRIMEIRO DIA DO FASHION BUSINESS




Nem mesmo o calor e o clima quente do Rio atrapalharam o corre-corre do primeiro dia do Fashion Business, evento integrado ao Fashion Rio que movimenta cerca de R$500 milhões em vendas diretas somente no mercado interno. O Pólo de Moda de Petrópolis recebeu mais de 200 visitantes em seu estande e espera superar a expectativa de vendas diretas na ordem de R$ 600 mil até sexta-feira, último dia do evento.

Durante a solenidade de abertura, o governador Sergio Cabral afirmou que o Fashion Business é fruto de uma concepção local que se transforma em global. "Aqui temos desfiles e negócios que são compensadores principalmente para empresários do interior do Estado". Cabral ressaltou que "a crise vai passar longe do Rio".

Considerado o maior pólo fluminense, Petrópolis aposta em suas raízes para marcar presença no mundo da moda. Visitado por pequenas e grandes empresas do país inteiro, o estande está recheado de looks que fazem referência à diversidade de origens da região serrana, principalmente da colonização alemã e dos redutos das colônias portuguesa, italiana e francesa. Vestidos, calças e overs com bordados feitos à mão remetem às roupas típicas destes países no século passado, com uma pitada de contemporaneidade. Na cartela de cores utilizadas pelas doze grifes que expõem seus modelos estão o roxo, o preto, o bege, o verde, o vermelho e o branco. Destaque para a presença do jacquard e do tricô que voltam com força total no inverno desse ano.

"Apostamos em designs criativos, pesquisamos tendências fora do país e também utilizamos matéria-prima reciclada em nossas criações. Estamos em sintonia com a demanda do mercado", resume a coordenadora do Pólo, a empresária Simone Gouvêa. Ela também credita boa parte do sucesso da exposição das grifes petropolitanas ao amadurecimento do Pólo, que se uniu para mostrar o que as indústrias de confecção da serra têm de melhor em qualidade e preço competitivo. O grupo também investiu no hot site http://www.modapetropolisfashionrio.com.br/ que mantém os visitantes informados sobre o perfil de cada empresa, com a possibilidade inclusive de fazer o download do catálogo da nova estação.

O segmento têxtil é um dos mais importantes para a economia da cidade. Ele representa 14% do PIB do município. O Pólo de Moda de Petrópolis é composto atualmente por 800 indústrias formais que, juntas, produzem 100 milhões de peças por ano. São mais de 40 mil empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva, da fabricação até a comercialização de roupas e acessórios.

As empresas participantes do Fashion Business são: Tazza, Art Línea, Ginga, WaterColour, Cola Colorida, Mc Kenzie, Calabrote, D´Fashion, Off Rio, Pele na Pele, Thiamo e Branca Maria. Realização: Sindicato das Indústrias de Confecções, Centro da Moda e Serviços da Rua Teresa, Senai Moda, Sistema Firjan e Sebrae.

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