sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O PODER DA VOZ E DA FALA NO TELEMARKETING

A fonoaudióloga Eudosia Acuña Quinteiro mostra como usar a voz de forma correta, evitando problemas de saúde. Obra fundamental para fonoaudiólogos, profissionais de RH, ergonomistas, médicos do trabalho e assistentes sociais.

A profissão de operador de telemarketing é tida como uma das mais ingratas do mundo moderno. Porém, sem os teleoperadores as empresas dificilmente teriam contato direto com seus clientes. Por isso, é fundamental que os profissionais da área sejam capacitados, especialmente no que diz respeito ao treinamento fonoaudiológico.

No livro O poder da voz e da fala no telemarketing (104 p., R$ 28,90, Plexus Editora), em 5a edição revista, a fonoaudióloga Eudosia Acuña Quinteiro mostra que, se bem orientados, os teleoperadores serão mais produtivos e não terão problemas de saúde associados ao uso excessivo (e incorreto) da voz, além de sofrerem menos com o estresse diário.

O objetivo do livro é dar apoio fonoaudiológico ao treinamento dos operadores de telemarketing. Utilizando sua vivência de atriz, musicista e consultora, Eudosia mostra que a saúde do teleoperador é muito importante para a saúde da própria empresa. Segundo ela, fala-se em clareza e modulação da voz, mas não se prepara a respiração que dará suporte a todo o sistema de fala; comenta-se sobre a postura, mas não se ensina prevenção postural; exige-se toda a atenção e paciência, mas não se ensinam técnicas de relaxamento.“Fala-se o tempo todo em qualidade no atendimento, sem levar em conta a qualidade do ambiente de trabalho”, explica.

Na primeira parte da obra, Eudosia trata sobre a preparação do ambiente de trabalho, abordando o espaço físico como um todo: luz, mobiliário, acústica e equipamento. Na segunda parte, ela disseca a seleção dos teleoperadores, destacando o perfil ideal desse profissional e dando dicas sobre o tipo de exame médico mais adequado. Na terceira parte, a autora fala sobre o treinamento propriamente dito, enfatizando, entre outros aspectos, os cuidados com a audição e com a voz, a importância da respiração e a necessidade constante de reciclagem.

“Um teleoperador bem treinado, bem orientado e, principalmente, bem acompanhado no uso de audição, voz e fala em seu dia-a-dia de trabalho será, com certeza, um teleoperador de alta produtividade e saudável”, esclarece Eudosia, lembrando que esse profissional nem sempre tem ciência dos riscos que sua profissão oferece à saúde.

“O cuidado, por parte da empresa, de preservar sua saúde só pode criar um nível de recíproca confiabilidade entre as partes.” A autora Eudosia Acuña Quinteiro formou-se fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Começou a vida profissional como professora do ensino fundamental no Rio de Janeiro. Lá, fez parte de um grupo de teatro amador, trampolim para o Conservatório Nacional de Teatro, e deu início à carreira de atriz. Fez teatro e dublagens, trabalhou na TV Tupi, no cinema e no rádio. Para melhor exercer a nova profissão, estudou música, obtendo licenciatura plena e bacharelado em canto. Depois da TV Tupi, voltou ao ofício de professora, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, onde também fez mestrado e doutorado.

Atualmente, é consultora na área de telemarketing e media training e dá aulas em cursos regulares para atores, com foco em respiração, voz e interpretação. Permeando todo esse caminho está sua atividade como voluntária e gestora de organizações do terceiro setor. Desde 2004, atua também na carreira política. Entre seus livros estão Estética da voz (Plexus Editora) e Um sensível olhar sobre o terceiro setor (Summus Editorial), do qual foi organizadora.

Título: O poder da voz e da fala no telemarketing – Treinamento vocal para teleoperadores - 5a edição revista
Autora: Eudosia Acuña Quinteiro
Editora: Plexus
Preço: R$ 28,90
Páginas: 104
ISBN: 978-85-85689-78-0
Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890
Site: www.plexus.com.br

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