quarta-feira, 2 de outubro de 2013

V OKTOBERFEST EM SECRETÁRIO DOARÁ PARTE DA RENDA OBTIDA PARA O PROJETO “AMIGOS DA MATA”

De 4 a 27 de outubro, a Oktoberfest será realizada pelo quinto ano, no Bistrô da Valéria. O evento criado para lembrar a mais famosa festa alemã, que acontece em Munique (Alemanha) e Blumenau (Santa Catarina), trará música e gastronomia à região de Secretário, bairro de Pedro do Rio, distrito de Petrópolis.

“Sempre achei estranho Petrópolis ser uma cidade de colonos alemães e não ter uma festa no mês de outubro, só a Bauernfest em julho”, explica George Court, descendente de alemães e proprietário do restaurante, que acrescenta: “Com isso, criamos nossa Oktoberfest, onde o Bistrô se transforma em uma casa alemã no mês de outubro”.

O festival tem público cativo que cresce a cada ano, fortalecendo o hábito do retorno petropolitano às raízes alemãs, por meio da culinária.

Durante o período, o espaço é decorado com inspiração germânica, incluindo música de cervejarias no som ambiente. O ponto alto é o cardápio, que se inova a cada fim de semana, com entrada, prato principal e sobremesa, seguindo as tradições alemãs.Este ano, a Oktoberfest, de Secretário, destina parte da renda à OSCIP Amigos da Mata também da região.

História da Oktoberfest – Tudo começou em 12 de outubro de 1810, em Munique, nos festejos de casamento entre o Rei Luis I, mais tarde Rei da Baviera, e a Princesa Teresa da Saxônia. Por conta do sucesso, a celebração passou a ser realizada anualmente, com a participação do povo da cidade. A partir de 1840, começa o desenvolvimento da festa, devido à chegada do primeiro trem transportando visitantes para o evento. Entretanto, a bebida mais tradicional só passa a ser servida em 1918, já que a cerveja era proibida desde os primeiros anos. Nos dias de hoje, durante o período, Munique recebe cerca de 10 milhões de pessoas e vende mais de 7 milhões de litros de chope.

A popularidade da festa catarinense não fica muito atrás, já que na primeira edição em 1984, reuniu 102 mil pessoas, quase a metade da população local. Atualmente, o evento de Blumenau dura 18 dias e registra a passagem de 600 mil visitantes ao longo do mês.

Amigos da Mata - Em setembro de 2005, novos moradores e veranistas, que colaboraram com o crescimento de Secretário, fundaram a Associação Amigos da Mata. A entidade, sem fins lucrativos, fez um levantamento junto às famílias locais e percebeu a necessidade de criação de um espaço para o público infantil, integrando-os em atividades para estimular a socialização e melhorar o desempenho escolar.

Devido à carência existente nas comunidades da região, nestes 8 anos de existência, atualmente, a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Amigos da Mata ampliou as atividades, atendendo todas as idades, com projetos socioeducativos que promovem a integração social, o desenvolvimento intelectual e a capacidade profissional, além da sensibilização pelo respeito e preservação ao meio-ambiente. Para saber mais sobre Secretário e como apoiar os projetos, acesse: www.amigosdamata.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário