quarta-feira, 17 de outubro de 2012

XII PETRÓPOLIS GOURMET HOMENAGEIA A GASTRONOMIA DOS ESTADOS DA REGIÃO SUDESTE

Um dos mais importantes pólos gastronômicos do Brasil, a região serrana do Rio de Janeiro abre a alta temporada, em novembro, com a 12ª edição do festival Petrópolis Gourmet. Serão 10 dias de programação em Petrópolis, a Cidade Imperial, incluindo o Centro Histórico, bairros e distritos como Itaipava, Araras, Secretário e Pedro do Rio, entre os dias 10 e 20 de novembro, quando 15 mil pessoas devem participar das atrações do evento.

Este ano, o Petrópolis Gourmet tem como tema ‘Os sabores da nossa terra’, com uma homenagem à gastronomia dos estados da Região Sudeste. Vinte e oito restaurantes participam do festival, com o desafio de preparar menus especiais que ressaltem a diversidade e riqueza das culinárias carioca, capixaba, mineira e paulista.

O Palácio de Cristal – um dos mais importantes pontos turísticos de Petrópolis - será um dos principais locais com programação do evento na região. Lá, será montada uma tenda externa e funcionará o ‘Palácio Gourmet’, com oficinas gastronômicas, harmonizações e venda de produtos. O Palácio Gourmet também vai funcionar como uma central de informações das atrações do festival.

A programação começa no dia 10 pela manhã, com o Concurso de Pizzaiolo, das 9h às 13h, no Palácio Gourmet. Em seguida, no mesmo local, haverá o Gourmet Kids, das 11h às 13h. O chef Barão conduz a oficina “Cozinha de Autor”, das 13 às 14h30. Outro destaque será a oficina dos chefs Cristina Pellegrini e Lo Presti, que ensinarão a preparar o Cuscuz Paulista.

A cervejaria Bohemia também participa do festival com palestras no Palácio de Cristal, nos dias 12, 13 e 15 de novembro. No dia 17, o chef Pedro Pernambuco ensina a preparar Pão Capuccino das 14h às 15h30. No mesmo dia, Pedro Troyack ministra oficina de Cerveja Artesanal, das 20 às 21h30.

O curso ‘Free Style Pizza’ – pizza acrobática - com o pizzaiolo italiano Patrick Catapano, é outro destaque do festival e acontecerá entre os dias 15 e 18 de novembro, no Palácio de Cristal.

Petrópolis possui grande rede de restaurantes, cafés e bares e apresenta uma charmosa paisagem de cidade serrana, aconchegante e histórica. O evento tem a proposta de valorizar chefs locais e revelar talentos. A maioria das atividades é gratuita.

O festival também terá ações sociais. O curso pizzaiolo social vai ensinar jovens de comunidades carentes, além de inseri-los em estágios após o evento.

O Petrópolis Gourmet é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com patrocínio da Cervejaria Bohemia, FMP- FASE Faculdade Arthur Sá Earp Neto, SENAC, e apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis/ Fundação de Cultura e Turismo. O evento é organizado pela Promove Arte &Eventos, com curadoria dos chef Barão (Restaurante Barão Gastronomia), Vera de Oliveira (Restaurante Oliveiras da Serra) e Antonio Lo Presti (Pizzaria DiFarina).



Serviço – Petrópolis Gourmet



Restaurantes participantes:
Alquimia dos Temperos
Bordeaux Vinhos Ipiranga
Caponata Restaurante
Di Farina Pizzeria
Duetto’s Café
Majórica Restaurante
Restaurante Massas Luigi
S’a Carola
Capitólio Sushi Bar
Casa D’angelo
Solar do Império
Restaurante Bohemia
Nikko Sushi
2 Vales Restaurante
Bordeaux Vinhos Itaipava
Don Bistrô
Bomtempo Resort
Albergo Del Leone
Pousada dos Pirineus
Spa Posse do Corpo
Pousada Tankamana
Restaurante de Nogueira
Maffágio Restaurante
Kioto Shushi
Empório Multimix
Solar Fazenda do Cedro
Bistrô da Valéria
Restaurante Oliveiras da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário