quarta-feira, 31 de outubro de 2012

COMEÇA NO SÁBADO A EXPOSIÇÃO "CLOSURE" QUE MISTURA PINTURA E VIDEO

Será realizado neste sábado, 1° de novembro, a segunda exposição individual da pintora Aline Castella, intitulada CLOSURE. A mostra é composta de 05 quadros e um vídeo onde a artistanlança um olhar sobre pessoas que figuram o imaginário petropolitano. A exposição ficará em cartaz na Galeria Djanira, no Centro de Cultura Raul de Leoni, de 03 a 25 de novembro, de terça a domingo, das 13h às 18h. A entrada é franca.


"Closure é um termo da psicologia da Gestalt para definir como apreendemos uma imagem através da relação figura e fundo, onde será o cérebro quem operará o “fechamento”, a delimitação desta imagem no dialogismo entre forma e conteúdo. A proposta aqui é impregnar esses espaços de significados outros, presentes nos nexos afetivos e de memória entre os representados e quem os observa. E são estes espaços outros, os espaços heterotópicos anunciados por Foucault, que articulam representação, semelhança, afeto e memória no intento de relatar fragmentos de um imaginário, pessoal e coletivo, povoado por tão distintos personagens. Personagens estes que aqui retratados me remetem à vida urbana, com suas dimensões sociais e culturais, e suas implicações na construção da minha memória afetiva com cada um deles. Longe da pretensão de ser um senso imagético da experiência comum em um recorte espaço temporal, proponho apenas a partilha deste sensível, do reconhecimento desta sócio- urbanidade, onde a questão anônimo x famoso cada vez mais se funde e se confunde", explica Aline sobre a exposição.

A Pintora:
Aline Castella, nascida em 1980 em Petrópolis, é artista visual e cineclubista. Seu trabalho multiplataforma explora os dialogismos entre manipulações digitais, projeções e objetos, tendo o corpo humano e as tensões presentes nas bordas das relações sociais como tema ou fio condutor discutindo presença, ausência , permanência e memória. Formada em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, vem organizando e participando de exposições, mostras coletivas e eventos culturais transversais desde 2001 em Petrópolis e no Rio de Janeiro. Atualmente, faz a direção de Arte do documentário 1.9.6.2- O ano do Saque de Rodrigo Dutra e Victor Ferreira, rodado em Duque de Caxias e prepara sua segunda exposição individual, intitulada CLOSURE#1 prevista para novembro de 2012.""Com minha pesquisa focada nas intersecções entre Pintura e Vídeo, foi inevitável não se envolver com o audiovisual, organizando desde 2008 exibições públicas de cinema e oficinas de Cinema de Animação", afirma a artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário