segunda-feira, 22 de outubro de 2012

“FUTEBOL AMERICANO E OUTUBRO ROSA : POR UMA SÓ CAUSA”

Internacional Wolves promove jogo de apoio à luta da APPO contra o Câncer de Mama

Para quem acha que futebol americano é coisa de meninos e que não tem nada a ver com a luta contra o câncer de mama, se engana. Os meninos que entram em campo no próximo domingo, dia 28 de Outubro às 14h para enfrentar o Botafogo Mamutes, têm mães, avós, tias, irmãs e amigas, e por elas decidiram apoiar a Campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar a sociedade da importância da detecção precoce da doença.

Alguns jogadores já conheciam a APPO, devido à proximidade de alguns parentes mais velhos com a entidade, mas a ideia de apoiar a causa surgiu como mais uma forma de divulgação e conscientização na cidade. “Resolvemos que seria interessante abraçar essa causa em prol da saúde feminina e pelas mulheres que fazem parte de nossas vidas”, afirma Tiago Barbosa, Coordenador do Projeto Internacional Wolves.

O time dos Wolves existe há 5 anos, começou nos campos da UCP em 2007, passaram a jogar no Campo do Taquara, depois no Parque de Exposições de Itaipava e a cada dia um novo integrante no time. Hoje, com o apoio do Sport Club Internacional, que está tornando possível a prática do esporte na cidade, a equipe passou a se chamar Internacional Wolves/Petrópolis e tem 64 jogadores ativos.

Apesar da data do evento coincidir com a votação do 2° turno para a decisão do novo Prefeito de Petrópolis, a expectativa de público é grande. “Estamos fazendo uma conscientização bem abrangente, para que os interessados em acompanhar o jogo, votem na parte da manhã e possam assistir ao jogo que começa às 14hs.”, explica Tiago.

A parceria entre a APPO e o Internacional Wolves é a prova de que, a cada ano, a adesão ao Outubro Rosa é maior, o que é essencial para alertar a sociedade para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O objetivo da APPO é de divulgar, de forma simples, através de palestras e campanhas preventivas, a importância da rápida descoberta da doença para que o tratamento tenha maior eficácia e possibilidade de cura.

O time jogará com a cor símbolo da campanha: rosa e quando se fala em constrangimento, nenhum: “A campanha é de extrema importância, principalmente pelo papel de conscientização. Afinal, todos, temos mulheres em nossas vidas, sejam mães, parentes, amigas... É uma honra imensa poder usar a camisa rosa e participar dessa mobilização”, afirma Rodrigo Marques, Quarterback da equipe.

O jogo será realizado no domingo, dia 28 de Outubro a partir das 14h no campo do Sport Club Internacional, na Rua Coronel Albino Siqueira, n° 547 – Alto da Serra. O custo da entrada é de 1 kg de alimento não perecível que será doado para um orfanato onde a equipe dos Wolves já realiza trabalhos sociais.

Para solicitar uma palestra ou para obter mais informações sobre os eventos que compõem a programação do Outubro Rosa, os interessados devem procurar a sede da APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos que fica localizada no Shopping Alberto Pereira Dias, à Rua Teresa, nº 608 – salas 231 e 232 Alto da Serra – Petrópolis/ RJ, ou entrar em contato através do telefone (24) 2242-0956, do site WWW.appo.org.br ou ainda pelo e-mail appo@appo.org.br.

Conhecendo o Internacional Wolves/Petrópolis:

“No início o Futebol Americano realmente foi visto como uma modalidade muito bruta e inapropriada para a prática de crianças a adolescentes. Mas com o tempo, e devido à escolinha que temos durante a semana, que preza em ensinar os fundamentos da prática esportiva, a população de Petrópolis recebeu muito bem o nosso time”, explica Tiago, coordenador do projeto.

Formação: são 11 jogadores especialistas em atacar, 11 especialistas em defender, e 11 especialistas em retornar chutes, ou realizá-los. O que obriga um time de Futebol Americano a ter no mínimo 33 atletas no seu elenco.

Duração: o jogo é dividido em 4 períodos de 15 minutos cada. O que acaba dando uma média de 2 horas de duração para a partida, por causa das interrupções e paradas do relógio.

Faixa Etária dos atletas do Internacional Wolves: o time conta com sua maioria de atletas na faixa de 17 a 25 anos, mas têm jogadores de 13 e um de 48 anos.

Treinamento: os treinos são realizados todos os sábados de 14h30 às 17h30 no Clube Internacional. Também tem a escolinha às quartas-feiras, que é aberta ao público das 14h30 às 17h30.

Estrutura Técnica: o treinamento conta com o apoio de Técnicos e Preparadores Físicos competentes, formados em Educação Física e aptos à preparação dos atletas (Registrados no CREF), voltada ao Futebol Americano.

Metas: buscar apoiadores, patrocinadores e pessoas interessadas em conhecer mais do esporte, “não contamos com nenhum tipo de ajuda ou apoio para custear viagens e despesas rotineiras”, conta Tiago.

SERVIÇO:


PROGRAMAÇÃO “OUTUBRO ROSA”
23/10 – 9h – Palestra Fábrica de Telas Claveri
23/10 – 14h – Palestra PSF Jardim Salvador
24/10 – 9h - Palestra Fábrica de Telas Claveri
27/10 - 14h – Caminhada “Saúde da Mama, uma nova caminhada” com saída da Catedral São Pedro de Alcântara.
28/10 – 14h – Futebol Americano Internacional Wolves x Botafogo Mamutes no Campo do Sport Club Internacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário