terça-feira, 23 de outubro de 2012

ALUNOS DO QUITANDINHA SÃO TREINADOS PARA SIMULADO DE SIRENES

A Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec), capacitou na manhã desta terça-feira (23/10), alunos da Escola Municipal Marcelo Alencar, no Quitandinha, para o sétimo exercício escolar de conscientização do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes, que será realizado na quinta-feira, 25 de outubro.

Nesta primeira etapa de treinamento, a Defesa Civil distribuiu entre mais de 15 alunos, papéis e funções exercidas na vida real, como o de coordenador de Defesa Civil, agentes de Defesa Civil e líderes comunitários. O acionamento da sirene será feito pelos próprios alunos, por meio da unidade móvel da Comdec.

“O exercício de quinta-feira busca conscientizar os jovens, pois eles são os principais agentes para sensibilizar a família em momentos complicados, quando há necessidade de sair do imóvel em risco”, destacou o coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Francisco de Paula, e acrescentou:

“Petrópolis possui um histórico de deslizamentos e as pessoas precisam entender todo o processo para agirem do jeito correto quando existir a ameaça de desastre natural. A eficácia do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes está ligado diretamente aos constantes treinamentos”.

Cada sala de aula representará uma comunidade com diversas residências em risco e para facilitar o deslocamento dos alunos até o ponto de apoio, placas de sinalização serão coladas nas paredes da escola, indicando a direção segura que os alunos deverão seguir até o Ponto de Apoio.

De acordo com o assistente de operações da Defesa Civil, Ricardo Branco, a participação dos alunos será essencial para a eficácia do exercício.“O comprometimento é fundamental. O objetivo é repetir o mesmo trabalho que foi feito em outras escolas da rede pública de ensino dos bairros Alto da Serra, Vila Felipe, Duques, Sargento Boening, São Sebastião e Dr. Thouzet. Hoje, além de explicarmos as atribuições que cada estudante irá desempenhar no dia do simulado, apresentamos também as ferramentas de comunicação utilizadas pela Defesa Civil", disse.

Ainda nesta quinta-feira (25/10), a Defesa Civil de Petrópolis estará promovendo a palestra de capacitação sobre o Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes, com os moradores do Quitandinha, a partir das 19h, na Escola Municipal Marcelo Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário