quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MUSEU FAZ PALESTRA SOBRE A IMPERATRIZ D. AMÉLIA NO ANO DE SEU BICENTENÁRIO

Em 2012, é comemorado o bicentenário da segunda imperatriz do Brasil, d. Amélia de Leuchtenberg, nascida em 31 de julho de 1812. Em homenagem à data, o Museu Imperial/Ibram irá receber a professora Claudia Witte, que concederá a palestra “A imperatriz e a rosa”, no dia 31 de outubro, às 19h.

A apresentação irá abordar a vida de d. Amélia, suas relações com diversas casas reinantes do século XIX e o histórico de diversos objetos que hoje se encontram no Museu Imperial. O título da palestra faz referência à Ordem da Rosa, condecoração criada pelo imperador d. Pedro I por ocasião de seu casamento com d. Amélia, sua segunda esposa, em 02 de agosto de 1829.

“O Brasil teve apenas três imperatrizes, sendo d. Amélia sempre a menos conhecida delas por ter passado pouco tempo no Brasil. No entanto, acompanhou acontecimentos importantes do final do primeiro reinado, deixou obras que existem ainda hoje e influenciou seu enteado d. Pedro II através de intensa correspondência ao longo de toda sua vida”, lembrou Claudia Witte. Realizada em parceria com o Instituto Histórico de Petrópolis, a palestra será gratuita.

O evento acontecerá no Cine Teatro Museu Imperial, que possui entrada pelo Bosque do Imperador (antiga Praça do CENIP, nos fundos do Museu). Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2245-4668 ou pelo e-mail mimp.promocao@museus.gov.br.








SERVIÇOS:

Palestra “A imperatriz e a rosa”, com Cláudia Witte
Data: 31 de outubro de 2012, quarta-feira, às 19h
Local: Cine Teatro Museu Imperial - Bosque do Imperador, s/n, Centro, Petrópolis (antiga Praça do CENIP, nos fundos do Museu).
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário