quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PESQUISA APONTA QUE O FATURAMENTO DO COMÉRCIO TEVE ALTA DE 0,2% EM AGOSTO

Nível de emprego permanece estável pelo sexto mês consecutivo

Em agosto, o faturamento do comércio da cidade de Petrópolis apresentou um aumento de 0,2%, na comparação com mesmo período do ano passado, apontou a Pesquisa Opinião do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, coordenada pelo SICOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis e pela Fecomércio-RJ. Os segmentos que registraram os aumentos mais intensos, de um ano para o outro, foram: Material de Construção (6,0%), Farmácia (5,6%) e Supermercado (4,7%). Por outro lado, Cine Foto Som (-8,0%) e Açougue (-5,0%) registraram as maiores retrações em seus faturamentos.

Nos meses de junho e julho, o faturamento havia caído -0,9% e -0,5%, respectivamente. Já o número de unidades pedidas aos fornecedores apresentou alta de 0,3%, e continua em alta. Os segmentos com as maiores altas foram Perfumaria (7,3%) e Joalheria (6,9%). Em compensação, Calçado e Cine Foto Som (ambos com pedidos 6,0% menores) estão entre os que mais reduziram as encomendas.

A pesquisa também apurou o nível de emprego, que permaneceu inalterado pelo sexto mês consecutivo. Quase todos os segmentos pesquisados mantiveram seus quadros de funcionários. O único a apresentar alta foi o de Calçado, com 2,2%. A participação do cartão de crédito no faturamento foi de 46,3%, indicando aumento, tanto na comparação com julho (44,2%), quanto na comparação com agosto do ano passado (43,7%). As maiores representações desta forma de pagamento na receita foram observadas em: Hotelaria (77,5%), Decoração (71,4%) e Roupa (71,2%). Em média, os empresários não receberam cheques sem fundo (se receberam, foi um percentual muito baixo, que não impactou no resultado geral).

Sobre a pesquisa

A pesquisa Opinião do Comércio de Bens, Serviços e Turismo tem por objetivo acompanhar a situação e as expectativas do comércio da cidade de Petrópolis, mensalmente, visando contribuir para a orientação e para a tomada de decisões dos empresários locais.

Na pesquisa referente ao mês de agosto, foram visitados 170 gerentes de 25 diferentes segmentos: Supermercado, Açougue, Ótica, Material de Construção, Roupa, Calçado, Farmácia, CD, Eletrodoméstico, Veículo, Cine Foto Som, Lavanderia, Cabeleireiro, Diversão, Hotelaria, Papelaria, Joalheria, Lanchonete, Autopeças, Minimercado, Posto de Combustível, Restaurante, Perfumaria, Decoração e Padaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário