segunda-feira, 22 de junho de 2009

VEREADOR THIAGO DAMASCENO VISITA ATERRO SANITÁRIO JUNTO COM PRESIDENTE DA COMDEP

O vereador Thiago Damaceno (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, visitou na tarde da última segunda-feira (22.06) junto com o presidente da Comdep, Anderson Juliano, o aterro sanitário de Pedro do Rio. Damaceno pode fiscalizar e conhecer de perto as instalações e toda infra-estrutura do local. Durante a visita, o vereador disse que é necessário viabilizar uma política pública voltada para o tratamento do lixo de uma maneira diferenciada, capaz de produzir recursos financeiros e geração de energia.

“Hoje a questão do tratamento do lixo deve ser vista por um outro viés. Temos que construir um mecanismo capaz de transformar o lixo verde, a coleta do entulho, a coleta seletiva, enfim, todo o processo de recolhimento e tratamento do lixo em algo que possa render dividendos, como a geração de energia e créditos de carbono. Em vários países, como Alemanha, por exemplo, a questão do lixo já se transformou em algo rentável e evita que problemas ambientais ocorram”, ressaltou.

Damaceno também conheceu o trabalho que é realizado no que hoje pode ser considerado um aterro controlado. Anderson Juliano apresentou o sistema de tratamento do chorume, canalizado em um tanque e que evita que a substância atinja os lençóis freáticos de regiões próximas ao aterro. Também pode ter contato com o sistema de captação do gás gerado pelos dejetos e todo o processo de aterramento do lixo, que impede a proliferação de bichos. Por dia, em Petrópolis, são produzidas mais de 250 toneladas de lixo no município.

Sobre a questão dos pneus recolhidos – cerca de 3,5 mil por mês – Damaceno falou sobre trabalhos realizados em outras cidades do país, que transformam os pneus descartados em manilhas para construção de galerias pluviais. Esse sistema gera uma economia de 50% e ainda produz bons resultados ambientais. “É um projeto muito interessante, que soma as necessidades de racionalizar investimentos públicos com a proteção ao meio ambiente", afirmou o vereador. Cascavel, no Paraná, é um exemplo do uso de manilhas feitas com este material.

Para Anderson Juliano, a questão do tratamento adequado do lixo é muito importante e o governo municipal já mobiliza projetos para a área. “O Disque-Entulho já nos permite separar este material do resto que é despejado no aterro. Vamos também priorizar o aumento da coleta seletiva, com ações junto às comunidades. A Prefeitura sabe exatamente a importância deste trabalho para podermos melhorar a qualidade de vida da população”, disse ele.

O aterro sanitário de Pedro do Rio foi fundado em 1997 e possui uma área de 275 mil metros quadrados. São produzidos mais de 750m³ por hora de gás e sua licença inspira em 13 de junho de 2012. O local antes abrigava uma fazenda e foi usada posteriormente pela Construtora Cowan na época da duplicação da BR-040.

Nenhum comentário:

Postar um comentário