O bailarino Héctor Bohamia se apresenta no Theatro D. Pedro
Héctor é um dos artistas da dança mais prestigiados atualmente no mundo
O bailarino Héctor Bohamia traz para Petrópolis a turnê mundial do espetáculo "Estado de Liberdade". A apresentação acontece domingo, dia 28 de junho, às 20h, no Theatro D. Pedro.
Héctor é um dos artistas da dança mais prestigiados atualmente no mundo. Bohamia nasceu na Argentina e está radicado em Frankfurt há mais de duas décadas. Para as revistas especializadas as idéias cênicas de Bohamia possuem profundas raízes expressionistas e enorme visão de vanguarda. Héctor trabalhou para as Óperas de Sidney, Roma, Dresden, Hannover, Chicago, Ottawa, San Francisco e Philadelphia. Em 1997 estreou Aufstieg ünd Fall der Stadt Mahogonny de Kut Weill e Bertolt Brecht, no consagrado Berlin Ensemble, com enorme aceitação por parte da imprensa e do público.
"Estado de Liberdade" traz no programa "Carmina Burana", de Carl Orff, e Bolero de Ravel. A produção é da Artenaserra.
Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (estudantes, idosos e clientes Unimed).
Mais informações pelo telefone (24) 2235-3833
O bailarino Héctor Bohamia traz para Petrópolis a turnê mundial do espetáculo "Estado de Liberdade". A apresentação acontece domingo, dia 28 de junho, às 20h, no Theatro D. Pedro.
Héctor é um dos artistas da dança mais prestigiados atualmente no mundo. Bohamia nasceu na Argentina e está radicado em Frankfurt há mais de duas décadas. Para as revistas especializadas as idéias cênicas de Bohamia possuem profundas raízes expressionistas e enorme visão de vanguarda. Héctor trabalhou para as Óperas de Sidney, Roma, Dresden, Hannover, Chicago, Ottawa, San Francisco e Philadelphia. Em 1997 estreou Aufstieg ünd Fall der Stadt Mahogonny de Kut Weill e Bertolt Brecht, no consagrado Berlin Ensemble, com enorme aceitação por parte da imprensa e do público.
"Estado de Liberdade" traz no programa "Carmina Burana", de Carl Orff, e Bolero de Ravel. A produção é da Artenaserra.
Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (estudantes, idosos e clientes Unimed).
Mais informações pelo telefone (24) 2235-3833
Um criador de risco
Ele tem a expressividade de uma classe de artistas onde a possibilidade da apresentação solo começa com o perigo. Familiarizado com o expressionismo alemão, sua maneira de interpretar aproxima-se na distancia afetiva de uma frieza, que tem o efeito de uma navalha congelada apoiando-se sobre a pele quente. Héctor Bohamia trabalha com a frieza, exprime-a conseguindo interpretações comoventes, próximas e quentes a partir de um resfriamento meditado consciente e letal, até desembarcar nas canções de cabaré e fazendo destas um credo a seu estilo e capricho nos últimos tempos.
Ex-bailarino do Tanztheater de Wuppertal e porta-voz do teatro brechtiano, de Wagner, de Piazzolla... Seu objetivo em Estado de Liberdade, a turnê mundial que está apresentando nos mais diversos cantos do Brasil, é mostrar as propostas cênicas mais revolucionárias e viscerais de sua carruagem mágica.
...E assim ele está conseguindo!!!
O desenvolvimento de suas idéias é absolutamente despojado, trágico, pós-moderno, em um desmedido e surpreendente tributo à vida. Bohamia disse que o tom de suas obras é testemunhal, ainda que se trate de um tom azulado, tendo algumas vezes a luz de uma televisão.
Nesta primeira visita ao nosso Estado, ele chega com três das suas mais emblemáticas obras do seu repertório de artista solista, moderno e inconformado.
Ich bin der welt abhanden gekommen sobre a partitura de Johannes Brahms e Philippe Meilleür, estreada no Festival Cervantino de Guanajuato na temporada de 1997, ¿Me quisíste, alguna véz...? com música de Flores e Weill, na justaposição entre Carlos Gardel e Caetano Veloso, em um mano a mano glorioso e cheio de ironia, ao célebre Bolero de Maurice Ravel (Yo-Yó), propondo assim um programa ímpar em sua estética, ainda que intenso em toda sua essência.
Sobre Héctor Bohamia
Héctor Bohamia nasceu em Buenos Aires em outubro de 1967. A partir dos 5 anos de idade freqüentou o estúdio-escola Wasil Tupín e Ilse Wiedmann, fez balé clássico e técnica de composição coreográfica com Ana Itelman e Iris Scaccheri, em cujo desenvolvimento bebe o essencial e enriquece seus recursos expressivos. Em 1984, ingressa na Juilliard School Dance of Music de Nova Iorque desenvolvendo um profundo treinamento nas técnicas de balé e modernas metodologias implementadas por Bill T. Jones, Trisha Brown, Paul Taylor, Lindsay Kemp e Tawyla Tharp. Durante a temporada 1985-86 foi bailarino do Tango Argentino, espetáculo de Héctor Orezzolli - Claudio Segovia sobre a música e a dança de Buenos Aires no Shaftesbury Theatre da Broadway. No ano seguinte, abandona Nova Iorque transferindo-se a Hölstebro, onde participa de estudos acerca das tendências de Barrault - Kréjca no Nordiskteaterlaboratorium. Neste curto período de tempo, conhece Pina Bausch, que o convida a ir a Wuppertal, cidade onde funciona a escola do Tanztheater, participando de produções coreográficas como Nelken, Diesieben todsuenden, Aüf dem gebirge hatman ein geschrei gehört, 1980, Kontakthof, Bandeneón e Café Müller. Percorre cidades da Alemanha, Austrália, Suíça, França, Japão, Suécia, Coréia, China, Bélgica, Portugal, Espanha, República Tcheca e Eslováquia, Irlanda, Países Baixos e Polônia, atuando em festivais do porte do Würzburgber Mozart, Melbourne e Spoletto. Da Metropolitan Opera House de Nova Iorque, Théâtre Des Champs Elysées de Paris até o National Théâtre and Concert Hall de Taipei. Em 1990 se radica na cidade de Frankfurt e começa uma carreira na qualidade de régisseur, coreógrafo e bailarino solista debutando na primavera de 1991 no Kulturzentrum de Bonn com Carmina Burana de Carl Orff, apresentando-a nesse ano no Palacio Bellas Artes do México e no Centro de Experimentación en Opera y Ballet del Teatro Colón de Buenos Aires. No ano seguinte estrela na Basílica del Sagrado Corazón de Jesús da capital argentina, Prophet Ludwig baseada na Missa Solene em Ré maior op. 123 de Ludwig van Beethoven e no Natal desse ano a exibi na Southwark Cathedral de Londres e na Berliner Dom diante de um público que seguia o feito artístico como algo quase religioso. A partir de então se apresentou em lugares como: Hamburgischem Staatsoper, Staatstheater de Stuttgart, Oper Der Stad de Colônia, Bayerisches Théâter de Munique, Stadtische Bühnen de Frankfurt, Théâtre La Monnaie de Bruxelas, Schauspielhaüs Der Stadt de Colônia, Grand Théâtre de Quebec, Det Kongelige Théâtre da Dinamarca, Sadler’s Wells Théâtre de Londres, Auditórium Kalamazoo de Michigan, Oxford University Art’s Center, Théâtre Du Capitolio de Toulouse, Grand Théâtre de Bordeaux, Maisón de la Danse de Lyon, Teatro Massimo de Palermo, Castello Sforzesco de Milão, Teatro Romano de Spoletto, Centro Cultural de la Villa de Madrid, Teatro Principal de Zaragoza, Opera Arriaga de Bilbao, Teatro Principal de Oviedo, Teatro Juárez de Guanajuato, Teatro Nacional de Havana, Teatro Teresa Carreño de Caracas, Teatro Nacional de Bogotá, Centro Bellas Artes de San Juan de Porto Rico, Teatro Municipal de Santiago do Chile, Teatro Solís de Montevideo. Participou de diversos festivais: Montpellier e New York Mostly’s Mozart Festival, Festivales de Bagnolet, Aix-en-Provence, Avignon, Sheffield e Nottingham, Biennale de Lyon, Musiktriennalefest Der Stadt de Colônia, Festivais de Hamburgo e Edimburgo. Eisteddfod Festival, Festivales de Otoño de Madrid, Cádiz e Cervantino de Guanajuato. Realizou desenhos coreográficos para peças de teatro e ópera como The Civil Wars de Philip Glass para a Opera Semper de Dresden, 1918 de Hönton Foote para a Steppenwolf Theatre Company de Houston, Knöxville Summer of 1915 de Samuel Barber; para a Deutsch Staatsoper de Berlim, Porgy and Bess de George Edwin - Dorothy Heyward e Ira Gershwin para a Opera da Virgínia.
Aplaudido por todo o seu país através de apresentações no: Teatro del Libertador San Martín de Córdoba, Teatro El Círculo de Rosário, Teatro San Martín de Tucumán, Auditórium Juan Victoria de San Juan, Teatro Juan de Vera de Corrientes, Teatro Mitre de San Salvador de Jujuy, Teatro Tres de Febrero de Paraná, Teatro Municipal 1º de Mayo de Santa Fé, Teatro Independencia de Mendoza, Coliseo Podestá de La Plata, Teatro Municipal de Bahia Blanca e os Teatros San Martín, Cervantes e Opera de Buenos Aires. Com o passar do tempo criou uma variedade de peças coreográficas que diferem em suas formas, ainda que não no estilo expressionista, a saber: Die Verwandlung (1994) sobre texto de Franz Kafka, Aufstieg um Fall der Stadt Mahagonny (1997) sobre texto de Bertolt Brecht e música de Kurt Weill, Il peccato che non si puó nominare e Primavera-Verano-Otoño-Invierno, ambas durante a temporada 2001. Yo-Yó (1998) baseada no célebre Bolero de Maurice Ravel, e ¿Me quisíste alguna véz? (1998), texto de Samuel Beckett e música de Gardel, Razzano y Flores.
SERVIÇO
Héctor Bohamia – espetáculo internacional de dança
Data: 28 de Junho
Horário: 20h
Local: Theatro D. Pedro
Ingressos: R$ 30,00 (com 50% para estudantes, idosos e clientes UNIMED)
Héctor Bohamia – espetáculo internacional de dança
Data: 28 de Junho
Horário: 20h
Local: Theatro D. Pedro
Ingressos: R$ 30,00 (com 50% para estudantes, idosos e clientes UNIMED)
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