terça-feira, 23 de junho de 2009

DICAS PRA UM INVERNO MAIS SADÁVEL

Dieta equilibrada pode ajudar a atravessar a estação mais fria do ano, sem guilos extras ou danos à saúde. Nutricionista do Mundo Verde dá dicas de alimentos para fortalecer a imunidade

O inverno costuma ser um convite à gula e ao sedentarismo. A estação mais charmosa do ano geralmente é acompanhada da preocupação com quilinhos indesejáveis. Afinal, como resistir à tentação de um chocolate quente; à celebração de um fondue com amigos ou ao simples programa de comer pipoca debaixo do cobertor, na frente da TV?

“Nas baixas temperaturas é comum sentirmos mais fome e esquecermos do valor calórico e nutricional do que comemos. Também costuma faltar motivação para a prática de exercícios físicos. Mas inverno não deve ser sinônimo de aumento de peso. O ideal e saudável é chegar ao final dessa estação com o corpo em forma e a saúde em dia”, afirma a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde.

Para não cair nas "armadilhas" da estação, é importante ficar atento à escolha dos alimentos. É necessário consumir regularmente vitaminas, minerais e fitoquímicos, que ajudam a estimular o sistema imunológico e prevenir gripes, resfriados e infecções comuns ao inverno. Flávia elaborou algumas dicas básicas para quem não pretende brigar com a balança e quer aproveitar a estação com mais saúde. Confira:

- Beba bastante líquido: Água, sucos de frutas orgânicas e chás quentes podem proporcionar benefícios à saúde. O chá verde, por exemplo, possui polifenóis, que evitam a formação de placas de colesterol no sangue, prevenindo derrames e infartos.

- As sopas são boas opções: Prepare-as com legumes batidos, sem adição de creme de leite ou queijos. Para um toque especial, tempere com missô (pasta fermentada de soja) ou use painço, boa fonte de cálcio.

- Se as saladas não apetecem, consuma as verduras refogadas ou na forma de suflês.

- Troque os doces por barrinhas de cereais, "chocolate" de alfarroba ou frutas, de preferência da época.

- Não podem faltar na dieta grãos integrais, hortaliças e frutas - laranja, limão, abacaxi, tangerina e morango - de preferência orgânicas, nozes, sementes entre outros. As vitaminas, minerais e fitoquímicos presentes nos alimentos têm papel fundamental para fortalecer o sistema imunológico.

- Evite bebidas alcoólicas. Se for beber, opte por Vinho Tinto Orgânico sem álcool.

Alimentos importantes para fortalecer a imunidade:
Alho: A alicina estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno.
Shitake: Contém lentinana, que auxilia também no combate aos tumores.
Leite Fermentado: Recupera a microbiota intestinal e fortalece o sistema imunológico.
Couve, Cenoura e Tomate: O betacaroteno combate as infecções e estimula células imunológicas.
Gengibre: Reduz a inflamação e a dor.
Suco verde: Fonte de zinco, ferro e vitamina C, nutrientes antioxidantes que reforçam o sistema imunológico.
Mel: Possui ação bactericida e anti-séptica. Bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. De ação prebiótica, age beneficamente sobre a microbiota intestinal.
Própolis: Fonte de flavonóides que auxiliam no combate às doenças. Atua como "antibiótico natural".
Geleia Real: Combate as infecções de vírus e bactérias.

Mais sobre o Mundo Verde
Maior rede de lojas especializadas em produtos naturais e para bem-estar da América Latina, o Mundo Verde oferece conceito em alimentação e não simplesmente alimentos naturais (light, diet, integrais, sem glúten etc.) e orgânicos (livres de agrotóxicos). Os vendedores – entre os quais, nutricionistas – são treinados para dar informações e deixar os consumidores à vontade, em um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos. Um diferencial é o serviço Alô Nutricionista, disponível de segunda a sexta, das 13 às 18 horas, pelo 0800-0222528 e também pelo portal www.mundoverde.com.

Serviço:
Mundo Verde: www.mundoverde.com
Alô Nutricionista: 0800-0222528 (segunda a sexta, das 13 às 18 horas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário