Polo de moda lança tema circense e monta cartela de cores especial para o verão
O Fashion Business, maior bolsa de negócios da moda das Américas, terminou nesta quarta-feira (10/06) no Pier Mauá e mostrou que a crise econômica não afetou de forma tão drástica o setor têxtil brasileiro: o volume total de vendas para o mercado interno foi 4% superior à edição de junho de 2008, passando de R$443 milhões para R$461 milhões. O picadeiro de circo montado em pleno estande do Polo de Moda de Petrópolis chamou a atenção de novos clientes na 14ª edição do evento e mostrou a força do setor para a cidade e a economia fluminense.
O Fashion Business, maior bolsa de negócios da moda das Américas, terminou nesta quarta-feira (10/06) no Pier Mauá e mostrou que a crise econômica não afetou de forma tão drástica o setor têxtil brasileiro: o volume total de vendas para o mercado interno foi 4% superior à edição de junho de 2008, passando de R$443 milhões para R$461 milhões. O picadeiro de circo montado em pleno estande do Polo de Moda de Petrópolis chamou a atenção de novos clientes na 14ª edição do evento e mostrou a força do setor para a cidade e a economia fluminense.
Considerado o maior e mais tradicional polo de moda do Estado, Petrópolis teve uma participação considerada expressiva e conseguiu renovar sua carteira de clientes em cerca de 80%. Juntas, as nove empresas petropolitanas chegaram a fechar vendas diretas na ordem de R$450 mil. O valor é o mesmo que o da edição primavera-verão do ano passado, quando a crise mundial ainda não tinha sido disparada, explica a coordenadora do polo, a empresária Simone Gouvêa. "Mas somos três empresas a menos este ano, o que significa uma venda maior para cada grife", sustenta.
Para espantar o baixo astral econômico, o polo petropolitano lançou uma cartela de cores alegre e versátil, que vai do azul, pink e vermelho ao amarelo, roxo e verde, em tons vibrantes ou pastéis. "O importante foi reforçar esse cenário marcado pela explosão de cores e mostrar que sorriso não tem preço", brinca a coordenadora do polo. O ar de fantasia circense foi parar nas produções das grifes petropolitanas Branca Maria, Calabrote, Cola Colorida, Mc Kenzie, Off Rio, Pele na Pele, Tazza, Thiamo e WaterColour. Com 225 looks para a nova estação, o polo petropolitano comercializou pedidos de cerca de 10 mil peças e espera dobrar os valores até o final do ano. As nove empresas dividiram as araras do estande de Petrópolis – um picadeiro de verdade com direito a balas, confetes e tradicionais caramelos da cidade serrana.
A moda petropolitana abusou de sobreposições, amarrações, assimetrias e contrastes em shorts, macacões, macaquinhos, saias e vestidos barrados. A inspiração do circo também deu forma e volume às saias, mangas bufantes, drapeados e golas acima do tamanho normal, em tecidos como a viscose, viscolycra, tafetá, meia malha e tricô. Estampas de poá, florais, geométricos e prints felinos, junto a bordados e aplicações formaram o mix do espetáculo apresentado ao “respeitável público”, título do catálogo distribuído aos clientes, cuja versão on-line pode ser acessada em www.modapetropolis.com.br
O segmento têxtil de Petrópolis é um dos mais importantes para a economia da cidade. Ele representa 14% do PIB do município. O polo de moda petropolitano é composto atualmente por 800 indústrias formais que, juntas, produzem 100 milhões de peças por ano. São mais de 40 mil empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva, da fabricação até a comercialização de roupas e acessórios.
O Fashion Business é uma promoção do Sistema Firjan - Senai Moda, com patrocínio do Sebrae, Sesi-RJ, INPI, BNDES e CNI, e apoio do Programa Tex-Brasil, uma parceria da ABIT com a ApexBrasil.
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