sábado, 27 de junho de 2009

UCP LANÇA PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Objetivo é capacitar profissionais de diferentes áreas para trabalhar na educação básica


Um programa que acaba de ser lançado pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) vai ajudar profissionais que atuam em diferentes áreas do mercado a se qualificarem para trabalhar também no Magistério. O novo Programa Especial de Formação Pedagógica Educação Básica tem como principal objetivo suprir a carência em toda a região de professores para atuarem na educação básica, especialmente no ensino de disciplinas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, assim como na educação profissional técnica de nível médio.

Ao todo, o curso tem carga horária de 540 horas. É possível obter mais informações no site www.ucp.br ou no telefone (24) 2244-4004. Segundo o reitor da UCP, José Luiz Rangel Sampaio Fernandes, o programa destina-se a bacharéis, profissionais liberais e também tecnólogos. "Vamos capacitar esses profissionais a atuar também em sala de aula, lecionando disciplinas específicas de sua área", explica, lembrando que, no Estado, há uma tendência para aproveitamento desse grupo nos cursos profissionalizantes. "Essa preferência é apontada pela legislação pertinente e tem suas origens nas possibilidades de flexibilização da formação de professores indicadas pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/06)", justifica.

A flexibilização é regulamentada pela Resolução CNE/CP nº 2, de 26 de junho de 1997, que diz que "a formação de docentes no nível superior para as disciplinas que integram as quatro séries finais do ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional em nível médio, será feita em cursos regulares de licenciatura, em cursos regulares para portadores de diplomas de educação superior e, bem assim, em programas especiais de formação pedagógica".

A possibilidade de licenciatura também é apontada pela legislação estadual do Rio de Janeiro. No que diz respeito à formação de professores para a educação profissional, o Conselho Estadual de Educação, ao estabelecer normas para o credenciamento de instituições e autorização de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio para o Sistema Estadual de Ensino, determinou as exigências para a habilitação de professores para esta modalidade de educação, apontando para a preferência de que esses profissionais sejam habilitados em cursos de Licenciatura Plena ou em Programas de Formação Pedagógica, apesar de admitir, na falta de profissionais licenciados, outras possibilidades de formação.O Programa Especial de Formação Pedagógica da UCP é oferecido com o objetivo de formar professores nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Lingüística, Letras e Artes.

"Após a análise do histórico escolar do candidato serão observadas as possibilidades de certificação no Programa Especial de Formação Pedagógica, considerando-se a aderência das disciplinas cursadas na graduação de origem, confrontadas com a formação pleiteada pelo mesmo", esclarece o reitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário