terça-feira, 6 de novembro de 2012

TOUR DA EXPERIÊNCIA MOVIMENTA O TURISMO NA CIDADE

Empresas investem na criatividade e atraem mais clientes

O Tour da Experiência tem atraído cada vez mais visitantes para a região Serrana, e consequentemente, mais empresas participantes. Em Petrópolis, o projeto foi iniciado com 12 empreendedores, hoje, já são 30. O restaurante Vagão, localizado no Shopping Estação Itaipava, é um dos mais recentes a integrá-lo. A Inserção deve-se a própria proposta do restaurante, que reproduz um vagão de trem, do século XIX, proporcionando ao cliente uma sensação de passeio a tempos passados, numa época em este, era o principal meio de transporte.

No restaurante, o cliente tem a oportunidade de saborear cardápios da época do Império Brasileiro, e com eles, aprender curiosidades e História, tendo como tema, o Barão de Mauá, responsável pela implantação da Ferrovia no país. “O projeto do Vagão é sobre a vida do Barão de Mauá, a estrada de ferro e sua época. A nossa ideia é oferecer ao cliente uma viagem no tempo, e relembrar a época em que muitos faziam a viagem de trem para Petrópolis. Para isso, além do próprio restaurante, que já lembra essa época, temos o som do apito do trem e cardápios que contam, em resumo, a vida do Barão de Mauá. Elaboramos pratos inspirados nas receitas da época do Império”, conta Victor Pimentel, sócio do restaurante.

A volta ao século XIX fez com que o Vagão seguisse nos trilhos da diferenciação e chegasse a ser um dos pontos do roteiro do Sebrae, no Tour da Experiência. "O Tour da Experiência proporciona o turismo participativo. Não é apenas conhecer um determinado local, mas vivenciá-lo, aprender. Em Petrópolis, por exemplo, nosso tema é o Império. Em cada um dos empreendimentos participantes, o visitante tem a oportunidade de ouvir um pouco sobre esse passado, e mais do que isso, interagir com esse ambiente", explica Bruno souza, gestor de projetos do Sebrae.

Pensando no tema, o Vagão desenvolveu uma deliciosa receita “Bife de Filete de vaca com batatas na manteiga”, título que respeitou a grafia da época, tendo como entrada, “Escondidinho de Carne Seca”. “Quando menino, o Barão de Mauá começou a trabalhar com seu tio, que exportava carne seca, onde iniciou sua trajetória vitoriosa como empresário. Por isso, optamos pelo escondidinho como entrada. O prato principal e a sobremesa já foram baseados na época imperial, elaborados através de um profunda pesquisa, em livros da época, sobremesa que é de encher os olhos: Frutas da Estação, com sorvete de creme, cobertos com geléia de morango”. Contou o proprietário.

O Projeto Tour da Experiência, na cidade, não para de crescer, juntamente com o Restaurante Vagão, nesse segundo Bimestre, 22 empresas foram certificadas, totalizando 30 participantes. "Estamos trabalhando na divulgação destes roteiros turísticos. A partir de agora vamos contar com uma equipe de marketing que vai desenvolver estratégias publicitárias. Nosso primeiro passo é levá-lo aos cinemas. A ideia é termos um ator, vestido de D. Pedro II, que entregue os folhetos aos expectadores e que, uma vez acomodados em suas poltronas, uma apresentação do projeto seja exibida na tela do cinema", antecipa Bruno Souza, gestor de projetos do Sebrae.




Serviço:
Horário de Funcionamento do Shopping.
Segunda: Fechado
Terças: 14h as 20h
Quartas e Quintas: 10h as 20h
Sextas e Sábados: 10h as 22h
Domingos: 10h as 20h





Nenhum comentário:

Postar um comentário