sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PROGRAMA “PAPA-LÂMPADAS” ULTRAPASSA 10 MIL UNIDADES RECICLADAS

A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) finalizou o mês de outubro com um total de 10.391 lâmpadas fluorescentes recicladas, no primeiro mês de atividades do programa que amplia os serviços de coleta de materiais recicláveis, o “Papa-lâmpadas”.

Após parceria com a Idéia Cíclica (Instituto para o Desenvolvimento Ambiental e Tecnológico), as lâmpadas passaram a ter seus componentes reaproveitados, com funcionalidade e segurança, conforme salientou o coordenador do Programa de Coleta Seletiva Porta a Porta, Claudionor Portílio.“Vínhamos recolhendo em hospitais, fábricas e residências, procurando um destino correto que seria a descontaminação. Esse número é resultado desse estoque e das lojas e empresas como Garboni e Werner, que entraram em contato solicitando a coleta, após o surgimento do programa”, disse.

O equipamento tritura e separa o vidro e o alumínio do mercúrio, e é montado sobre um tambor metálico de 200 litros com sistema triplo de filtragem: um para o pó fosfórico, outro para partículas de vidro e o terceiro para retenção de gases venenosos. O equipamento possui capacidade para compactar aproximadamente 850 lâmpadas.

O rompimento de uma lâmpada fluorescente lança uma poeira rica em vapor de mercúrio, de alta toxidade, que além de agredir o meio ambiente, é capaz de ir direto para os alvéolos pulmonares de quem estiver exposto ao pó. O sistema de operação do equipamento funciona a vácuo, e o operador se vê seguro dos riscos de contaminação.

“Esta é uma opção excelente que encontramos para dar um destino a esse material. Esperamos manter esses bons números, e até superá-los com o tempo, e a divulgação de mais este serviço”, ressaltou o presidente da Comdep, Jorge Luiz Plácido.

Após o término da separação dos componentes, e descontaminação, a Idéia Cíclica se encarrega do transporte, e destinação correta de todo o resíduo oriundo do serviço. Não há quantidade mínima para a realização da coleta, que pode ser solicitada no centro de reciclagem pelo telefone 2243-3262.

Nenhum comentário:

Postar um comentário