quinta-feira, 5 de setembro de 2013

VEM AÍ A SERRA SERATA NO PALÁCIO DE CRISTAL

Petrópolis já pode se preparar para a festa, em ritmo da tarantela: vem aí a Serra Serata ? a Festa Italiana de Petrópolis. Serão cinco noites e dois dias inteiros de música, dança, gastronomia speciale, artesanato e muita diversão. Neste ano, a festa voltará ao Palácio de Cristal, de 18 a 22 de setembro, e irá estrear um novo formato. Estão sendo preparadas algumas novidades que irão reforçar a ambientação italiana e agitar ainda mais a celebração.

Inicialmente, as comemorações pela colonização italiana eram feitas sob o nome Festa d?Italia, que começaram há 20 anos. Foram realizadas edições no Palácio de Cristal, local de estreia, no bairro de Cascatinha e na Praça da Liberdade. Quatro anos atrás a festa assumiu sua nova identidade, sob o nome Serra Serata. O nome foi escolhido por trazer a combinação entre as palavras serata, que em italiano remete de forma festiva a um período da noite, e serra, que constitui uma espécie de marca geográfica da identidade petropolitana.

A Serra Serata é promovida pela Prefeitura de Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo e Casa D?Italia Anita Garibaldi. Ela homenageia os colonos italianos que vieram para aqui viver e trabalhar nas primeiras fábricas de Petrópolis, e a valiosa contribuição dada por eles à formação da cidade. São seus descendentes, segundo estimativas, um terço do povo petropolitano.

Com uma festa como esta, todos podem ser beneficiados: o turismo, os hotéis, os restaurantes e todo o comércio da cidade, que ficam aquecidos pelo movimento de pessoas e o apelo turístico. A Fundação conta com o apoio e parceria dos empresários, entrando no clima da Itália, com suas cores e seus sabores. Com isso acreditamos que o sucesso de todos estará garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário