quinta-feira, 5 de setembro de 2013

NOTA DA DIOCESE DE PETRÓPOLIS SOBRE O DIA DE JEJUM E ORAÇÃO PELA SÍRIA

“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz” (João 14, 27)

Irmãos e irmãs, o Papa Francisco convocou toda Igreja e todos os homens e mulheres de boa vontade para que, no próximo sábado, estejam unidos a ele em oração e jejum pela paz na Síria.

A guerra causa a morte de milhares de inocentes e não é o caminho para se conquistar a paz. Nosso Senhor nos deixou a paz, mas uma paz que vem do amor de Deus, que olha quem está ao nosso redor, não como adversário, mas como irmão e irmã. Por isso, Cristo nos deu como mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (cf. Mateus 22, 39). Isto quer dizer que, aquilo que desejamos para nós, devemos desejar as pessoas que estão ao nosso redor.

Por isso, a Diocese de Petrópolis, no próximo sábado, 7 de setembro, feriado nacional, estará unida ao Santo Padre em oração e jejum. Todas as missas celebradas neste dia serão oferecidas em ação de graças pela paz na Síria e em todos os lugares do mundo onde há violência, inclusive em nosso país e nos municípios que fazem parte da nossa Diocese.

Lembro as palavras do Papa: “Pensemos em quantas crianças não poderão ver a luz do futuro! Com firmeza especial, condeno o uso de armas químicas. Existe o juízo de Deus e também o juízo da História sobre as nossas ações, e a estes ninguém pode se subtrair! O uso da violência nunca gera paz. Guerra chama guerra, violência chama violência!”.

Como cristãos - discípulos e missionários de Nosso Senhor - somos contra o que vem ocorrendo na Síria e em outras partes do mundo, onde alguns governos impõe um regime de violência, ferindo e matando inocentes. Também não apoiamos a violência causada pelos chamados “rebeldes” que atingem inocentes, famílias inteiras que pedem apenas o direito de viver em paz e com dignidade.

O Papa Francisco afirma: “não é a cultura do atrito, a cultura do conflito que constrói a convivência nos povos e entre os povos, mas a cultura do encontro, a cultura do diálogo: esta é a única via para a paz. Que o grito de paz se eleve e chegue aos corações de todos, para que deponham as armas e se deixem guiar pelo anseio de paz”.

Que possamos, pelo amor, o mesmo que teve Cristo ao se entregar na cruz por nós, construir uma sociedade fraterna e justa, e que possamos promover a mudança de postura com a cultura do amor.

Dom Gregório Paixão
Bispo da Diocese de Petrópolis

Monsenhor Paulo Daher
Vigário Geral da Diocese de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário