quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CAMPANHA PRÒ – MEDULA REALIZA PALESTRA NA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS


Atendendo ao convite da vereadora Gilda Beatriz (PMDB), a Câmara Municipal de Petrópolis, recebeu na sessão plenária de quinta feira dia 26 o fotógrafo Palê Zuppani, que foi dar seu testemunho de superação após o tratamento de Leucemia. A palestra faz parte do lançamento da campanha Pró-Medula que acontece amanhã dia 27 e dia 28 na Praça Dom Pedro.

Em um depoimento emocionado, mas de forma muito positiva e até alegre, Palê fez um breve relato de sua história e das passagens mais difíceis durante o tratamento e os dois transplantes que recebeu.

Palê é fotógrafo do tipo aventureiro, apaixonado pela vida e pelas coisas bonitas que ela oferece. Foi depois de um mal estar que sentiu na Bahia, em meio a uma sessão de fotos, que ouviu a notícia que mudaria sua vida pra sempre: estava com leucemia.

Sozinho e longe de casa, contou a notícia para os pais por telefone. Voltou para Bertioga (cidade do litoral norte paulistano onde mora com eles) e iniciou, em São Paulo, o tratamento para a doença. Conseguiu um doador, passou pelo transplante e a medula pegou. Seis meses depois, porém, a leucemia voltou e ele teve que iniciar todo o processo novamente, mas ainda assim não desistiu. Palê usou a internet para divulgar o tratamento e fazer a campanha e encerrou sua fala dizendo se sentir uma pessoa de sorte, por ter conseguido dois doadores compatíveis que puderam salvar sua vida. Palê afirmou que sua história nas páginas sociais, está ajudando a salvar vidas e dar esperança a quem recebe um diagnóstico como este.

Para a vereadora Gilda Beatriz, que assim como seus colegas vereadores, se emocionou com a história do fotógrafo, esta é uma forma de incentivar as pessoas que têm entre 18 e 58 anos a realizarem o teste nos dois dias de campanha para que outras vidas possam ser salvas: “A história que ele nos contou aqui é de perseverança, luta e fé. Para que outras pessoas possam ter o direito à vida assegurada, precisamos fazer com que todos os cidadãos se cadastrem, e no caso do aparecimento de um paciente compatível, o que é difícil já que para cada um milhão aparece apenas um compatível.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário