Petrópolis é um dos primeiros municípios do Rio Rural e Estradas da Produção
Serra, Norte e Noroeste vão receber 80% dos R$ 200 milhões em recursos que o governo do Estado vai aplicar no setor de agricultura por meio de financiamento obtido com o Banco Mundial. Os programas Rio Rural e Estradas da Produção vão receber a maior parte dos R$ 160 milhões. Este mês, uma audiência pública vai ser realizada em Petrópolis para que a secretaria estadual de Agricultura apresente a nova fase dos projetos - que já vêm sendo realizados na cidade- e faça um balanço das melhorias e aumento na produção. O compromisso foi assumido pelo secretário Christino Áureo, em reunião nesta quinta-feira, dia 04 com o deputado estadual Bernardo Rossi e o vereador Silmar Fortes, ambos do PMDB.
Petrópolis tem hoje 800 produtores rurais e a atividade envolve mais de 15 mil pessoas. Além de 300 bancas em feiras livres, a produção é direcionada à Central de Abastecimento do Rio de Janeiro (Ceasa) e distribuída em todo o estado. "O escoamento da produção é o maior problema para 80% dos agricultores da cidade, por isso a importância desses projetos serem desenvolvidos e, principalmente, mantidos", defende Bernardo Rossi que aponta ainda as "comunidades de entorno" como beneficiadas também. "São famílias como as que existem no Caxambu, não diretamente ligadas à atividade de agricultura, mas que estão nessa área de produção".
A agricultura familiar é prioridade dentro do Rio Rural e parte da verba destinada ao programa poderá ser empregada também na criação de animais. "Avicultura e suinocultura também podem ser estimuladas como atividades paralelas à produção de hortaliças", antecipa o vereador Silmar Fortes. O Rio Rural é dedicado à produção rural sustentável com a preservação de bacias e microbacias hidrográficas. Em Petrópolis, ele é realizado no Bonfim e Caxambu, mas em todas as cidades fluminenses alcança o número de 635 nascentes protegidas em parceria com os agricultores familiares. No Bonfim e Caxambu o programa envolve também floristas, apicultores e artesãos.
Estradas da produção chega ao Caxambu na próxima semana
O programa Estradas da Produção inicia na próxima semana no Caxambu, onde 150 produtores rurais serão beneficiados. O bairro, um dos mais tradicionais em agricultura familiar, fará parte das intervenções já
realizadas este ano em mais 90 quilômetros de estradas vicinais importantes para o escoamento da produção rural na cidade.
As regiões rurais contempladas são as do Brejal, Taquaril, Mãe D’água, Santa Mônica e Vale do Cuiabá. No programa do governo do Estado que cede maquinário pesado e operários é importante a parceria do governo municipal com a intervenções em canalização de água, manilhamento e outra ações.Mais de 380 produtores rurais de Petrópolis já foram beneficiados com o programa, além dos cerca de 700 moradores que vivem nas regiões beneficiadas. O Estradas da Produção também tem a cooperação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio).
Nenhum comentário:
Postar um comentário