quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EDITORA VOZES: LANÇAMENTOS DA SEMANA

"A Transcendência do Ego"
Jean-Paul Sartre
A Transcendência do Ego é considerada a primeira obra propriamente filosófica de Jean-Paul Sartre. Foi escrita em 1934 e publicada em 1936, alguns anos antes, portanto, de seu magistral O Ser e o Nada, que o consagraria entre os grandes nomes da filosofia contemporânea e, particularmente, do Existencialismo. Aqui Sartre dá início ao seu projeto filosófico, combatendo as teses da presença formal e material do Eu na consciência, defendidas por Kant e Husserl, respectivamente. Esse ponto de partida era necessário para desenvolver uma ontologia do Ego que o distinguisse da consciência. Para Sartre, O Ego não está nem formalmente nem materialmente na consciência, mas fora, no mundo; é um ser do mundo, como o Ego do Outro. Ao estabelecer assim a transcendência do Ego, Sartre liberou a consciência de seus conteúdos e reafirmou-a como pura relação com as coisas. Deste modo, pôde ultrapassar a oposição do idealismo e do realismo, afirmando a um só tempo a soberania da consciência e sua presença no mundo, tal como se dá a nós. A noção-chave aqui é a intencionalidade por meio da qual expulsa os ‘conteúdos de consciência’, e rejeita um eu-habitante-da-consciência, bem como toda forma de ‘vida interior’. Esse eu, que não pode ser confundido com a consciência, mas é, antes, um objeto passível de ser estudado por ela.

"Avaliação e Monitoramento do Trabalho Educacional Vol. VII"
Heloísa Lück
A Série Cadernos de Gestão contribui para que gestores educacionais dos sistemas de ensino e profissionais responsáveis pela gestão escolar – diretores escolares, supervisores e orientadores educacionais, secretários escolares e também professores – possam refletir sobre suas práticas profissionais. Os acadêmicos de pedagogia e de pós-graduação encontram referências que buscam integrar questões práticas e teóricas sobre gestão escolar e educacional. Este livro trata da superação de concepções limitadas e distorcidas do significado e do papel da avaliação e do monitoramento, destacando o seu objetivo pedagógico e de construção de compreensão sobre a realidade das práticas educacionais, para objetivamente se poder orientar o seu aprimoramento contínuo.

Neste sétimo volume da Série, destaca-se que monitoramento e avaliação são componentes imprescindíveis de gestão, e de grande contribuição para o desenvolvimento da competência dos profissionais da educação envolvidos no processo, assim como para a efetividade do trabalho educacional realizado nas escolas e redes de ensino. Praticados em conjunto e de forma associada, a avaliação e o monitoramento promovem o entendimento da relação entre ações e resultados, de modo a identificar, durante o processo, a necessidade de correção de rumos e práticas que não estão sendo efetivas para realizar as mudanças propostas.

"Decifrar o Corpo: pensar com Foucault"
Jean-Jacques Courtine

Este livro percorre livremente, entre a Idade Clássica e a contemporânea, a história do corpo. Ele partilha com o trabalho foucaultiano um paradoxo fundador: ao se interrogar a respeito do enigma da carne, é tanto a espessura sedimentada da linguagem quanto os incessantes deslocamentos do olhar que respondem. Não há história do corpo que não seja uma arqueologia dos discursos e uma genealogia dos olhares. Este não é um livro sobre Foucault, este trabalho busca ser um livro com Foucault. Pensar com Foucault é primeiramente reencontrar em seu ensinamento uma incitação que, segundo o autor, parece jamais ter sido nele desmentida: a da liberdade de pensar, que deve se aplicar àquilo que pode ser feito hoje com a massa considerável dos escritos que ele nos legou. Jean-Jaques Courtine vê ali um convite a fazer escolhas, a aproveitar as ocasiões de experimentar, a descobrir, dentre as que são sugeridas, as vias que permitirão avançar. Para ele, parece que não se pode ler Foucault sem fazer em seus confrontos aquilo que ele mesmo fez com uma impressionante constância: apostas intelectuais.

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