terça-feira, 3 de setembro de 2013

EDITORA VOZES: LANÇAMENTOS DA SEMANA

História da Virilidade vols. I, II e III
Alain Corbin
Georges Vigarello
Jean-Jacques Courtine

Dividido em três volumes, História da Virilidade busca retraçar um período esquecido da história. Os livros tratam de virilidade e não de masculinidade, pois segundo os autores, quando se quer fazer a história de estruturas de origem arcaica, definidas pela desigualdade, somente há uma palavra, na nossa língua, que convém, “virilidade”.

A virilidade é marcada por uma tradição imemorável, não se trata simplesmente do masculino, mas de sua natureza e nobreza. Nos séculos passados a virilidade seria uma virtude e o cumprimento de um dever. O livro apresenta qualidades sexuais que eram indispensáveis naquela época, aquelas do marido “ativo”, poderosamente constituído, procriador, mas também ponderado, vigoroso e contido, corajoso e comedido. É exatamente nesses termos que se coloca a questão da história da virilidade: o conjunto dos papéis sociais e dos sistemas de representações que definem o masculino e também o feminino.

O primeiro livro busca trazer à memória a transformação do ideal viril nas sociedades ocidentais. É a vontade de introduzir a história naquilo que ela parece não possuir. É igualmente a vontade de mostrar como, desde a Antiguidade, a virilidade pode ainda variar segundo os universos sociais.

O segundo volume corresponde à influência máxima da virtude da virilidade. A coragem, e mesmo o heroísmo, o saber morrer pela pátria, a busca da glória, a necessidade de superar qualquer desafio se impõem a homens a quem a legislação reveste de autoridade no seio da família. A virilidade não constitui uma simples virtude individual. Ela ordena, irriga a sociedade, cujos valores sustenta.

O terceiro volume, dedicado aos anos de 1920-2010, permitirá estabelecer, a referência a uma história da masculinidade, dominante particularmente na historiografia anglo-saxônica que lhe deu existência.

O Corpo Fala Ilustrado
Monika Matschnig

Você sabia que, de tudo que comunicamos, 80% é por meio da postura, dos gestos, das expressões e do volume e da melodia da voz, enquanto somente 20% é pelo teor do que é dito?

O Corpo Fala – Ilustrado mostra que as palavras podem enganar, mas o corpo revela os verdadeiros sentimentos e pensamentos, pois ele é o espelho da alma. Segundo a autora, é possível fazer a leitura do seu estado emocional por meio do comportamento e, adotando diferentes posturas, você pode alterar seu estado emocional.

Seguindo as ilustrações presentes no livro, você pode aprender a ter uma atitude convincente, empregando os seus sinais corporais com objetividade. Quanto mais você souber sobre a linguagem corporal, mais fácil será o convívio com os seus semelhantes, no dia a dia, na família e no trabalho. Sabendo interpretar os sinais corporais do seu interlocutor, você será capaz de compreendê-lo de forma realista.

Segundo a autora, como em qualquer língua, também devemos aprender o vocabulário da linguagem corporal. Com observação atenta e um pouco de exercício, você rapidamente se tornará um especialista em reconhecer e traduzir sinais, gestos e expressões faciais. O livro traz as melhores dicas para cada perfil de linguagem corporal desde a postura até as expressões faciais, além de uma sessão extra onde é possível descobrir tudo sobre os principais gestos reveladores, e reconhecer rapidamente o que pensam de você.

Pensar bem nos faz bem!
Pequenas reflexões sobre grandes temas
Mario Sergio Cortella

Religião, educação, família, carreira e ética, são temas bastante discutidos e relevantes na sociedade atual, e pode não parecer, mas eles têm ligação entre si. É quase improvável não falar sobre ética em uma discussão que envolve carreira, ou pensar na família e não se preocupar com educação.

Tendo como inspiração esses temas, o autor Mario Sergio Cortella elaborou seu mais novo trabalho, “Pensar bem nos faz bem! - Pequenas reflexões sobre grandes temas”. Os livros são baseados nas falas diárias do autor na rádio CBN e trazem o olhar da Filosofia sobre temas do quotidiano.

A Filosofia tem um lugar especial no campo dos nossos conhecimentos e saberes. Serve para pensarmos melhor, pensar de maneira nova o que vivemos, indagar sobre as razões daquilo que fazemos, pensamos e olhamos, de forma a não ter uma vida automática, marcada por um pensamento pouco crítico, ou até por uma alienação em relação ao mundo objetivo.

Inicialmente serão lançados dois volumes. O primeiro fala sobre Filosofia, Religião, Ciência e Educação, e o segundo sobre Família, Carreira, Convivência e Ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário