quinta-feira, 5 de setembro de 2013

“INTENSA” NA BIENAL DO LIVRO DO RIO DE JANEIRO


O Livro de poesias “Intensa”, da autora petropolitana Catarina Maul, estará sendo autografado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no dia 7 de setembro, sábado, às 16h15, no Estande da Oficina Editores, pavilhão verde, Q21. No mesmo espaço, estará à venda durante toda a Bienal.

Editado em 2012 pela Bem Cultural, empresa da própria autora, o livro reúne várias fases da poetisa que, desde os 9 anos, imprime suas visões sobre o mundo em versos.

Catarina Maul milita na poesia desde que começou a fazer dela missão, projeto de vida e profissão.

Em 94 fundou uma Academia Poética com jovens escritores e em 98 idealizou um projeto chamado “Semeando Poesia nos Jardins da Educação”, que foi desenvolvido pela Secretaria de Educação do município de Petrópolis, onde hoje a autora ocupa a função de Chefe da Divisão de Atividades Culturais e Artísticas.

O projeto amadureceu e chegou a ser desenvolvido por 50 escolas. Os frutos continuam sendo colhidos, pois Catarina, à frente de outras iniciativas, há mais de 15 anos coordena os concursos e festivais poéticos realizados pela Prefeitura de Petrópolis, o Clube de Poesias do Petropolitano F. C. e hoje, os da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni (primeira Academia de Poesias do Brasil), da qual é presidente.

Mas, entre tantos os trabalhos na poesia, o que mais atrai a escritora é, ainda, ser poeta, traduzir o cotidiano em versos, organizar emoções nas palavras, registrar as vivências nas escritas.

“Intensa” é resultado de vivências de outros tempos, pois, apesar de já ter participado de inúmeras edições poéticas e organizado outras tantas, ainda de ter lançado livros que contemplam outros assuntos, a autora nunca tinha editado um solo de poesia, aguardando um momento propício e um vácuo no tempo, tão dedicado sempre às causas coletivas culturais.

Por isso ele reúne outras fases, unindo passado e presente, mas sempre com uma marca que traduz bem a passagem da poetisa pelo mundo, a intensidade.

A chance de autografar na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, considerado o maior evento literário do país, é um privilégio. Ter a sua obra lida é, ainda, o maior objetivo de cada autor. Não há chance maior do que essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário