terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS DA ESTAÇÃO DAS LETRAS

As inscrições podem ser feitas no site www.estacaodasletras.com.br ou pelo telefone (21) 3237-3947.

Dias 27, 29 2 31/01 das 18h30 às 20h30
Carga horária – 6h/aula
Valor: 2x R$ 200,00

O Ensaio e a Crônica no Jornal
Aulas teóricas e práticas sobre a escrita de ensaios, artigos breves e crônicas – formas presentes no cotidiano da imprensa. Serão analisadas as práticas discursivas da/na imprensa e as ideias fundamentais sobre os gêneros da crônica e do ensaio. Em cada encontro haverá leitura e debate sobre as produções dos próprios alunos, que poderão trazer seus textos já na primeira aula.

Francisco Bosco – Escritor e ensaísta. Doutor em Teoria da Literatura pela UFRJ. Foi coordenador da rádio Batuta e é membro da comissão editorial da revista Serrote, do Instituto Moreira Salles. Desde 2010 é colunista do jornal O Globo. Publicou Alta ajuda (FOZ), E livre seja este infortúnio (Azougue), Banalogias (Objetiva), Dorival Caymmi (Publifolha) e Da amizade (7Letras).

Dias 21, 22 e 23/01 das 19h às 21h
Carga horária – 6h/aula
Valor: 2x R$ 200,00

A Arte do Conto – Técnicas Personalizadas de Trabalho
O conto como gênero será esmiuçado através da marca que cada escritor imprime na concepção de seus textos.

21/01 – João Paulo Cuenca – Escritor e cronista. Escreveu para o Jornal do Brasil e O Globo. Autor, entre outros, de O único final feliz para uma história de amor é um acidente (Cia das Letras) e O dia Mastroianni (Agir), também publicados no exterior.

22/01 – Paulo Scott – Autor de Habitante irreal, livro vencedor do Prêmio Fundação Biblioteca Nacional 2012; Ainda orangotangos, adaptado para o cinema por Gustavo Spolidoro (o longa-metragem foi vencedor do 13º Festival de Cinema de Milão); além de Voláteis; Ithaca Road e mais quatro livros de poemas, sendo um deles em coautoria com o cartunista Laerte. Também é tradutor e colaborador de revistas, jornais e suplementos de cultura do país.

23/01 – Rubens Figueiredo – Escritor, tradutor, professor de Português e Tradução Literária. Traduziu mais de 40 livros. Ganhador de dois prêmios Jabuti.

Dia 01/02 (sábado)
Carga horária – 6h/aula


A Biografia ou Como Escrever Sobre os Outros
Nestes três encontros com biógrafos de perfil diferenciado, os participantes aprenderão técnicas de trabalho, de pesquisa e de linguagem que poderão ser úteis no momento de escrever seus textos, biográficos ou não. Também serão abordadas as diferenças entre perfil e biografia, biografia ficcional e histórica. Nesta perspectiva, serão discutidas as questões mais prementes para a sobrevivência do gênero. Entre elas, a necessidade de autorização para realizá-las.

10h às 12h – Regina Zappa – Jornalista, escritora, roteirista e professora universitária. Trabalhou na imprensa carioca e, por mais de 20 anos, no Jornal do Brasil. Publicou, entre outros, Para seguir minha jornada: Chico Buarque e Gilberto bem perto.

13h às 15h – Guilherme Fiúza – Jornalista, autor da biografia de Reynaldo Gianecchini, Giane: vida, arte e luta (Ed. Sextante), além de outras biografias como Meu nome não é Johnny (Record) e Bussunda – a vida do casseta (Objetiva).

15h30 às 17h30 – João Máximo – Jornalista, escritor, pesquisador e crítico musical. Colaborou com praticamente toda a grande imprensa do Rio de Janeiro e de São Paulo, especializando-se nas áreas de futebol e música. Publicou, entre outros, João Saldanha – Sobre nuvens de fantasia e Paulinho da Viola – Sambista e chorão e Noel Rosa – uma biografia, escrito com Carlos Didier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário