sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DEPUTADO SE REÚNE COM REPRESENTANTES DE AUTOESCOLAS DE PETRÓPOLIS PARA ESCLARECER QUESTÕES SOBRE A EXIGÊNCIA DO SIMULADOR


O deputado federal Hugo Leal (PROS) se reuniu na noite desta quinta-feira, dia 23, com representantes de 13 Centros de Formação de Condutores (CFC) de Petrópolis. O motivo principal do encontro foi para tratar da obrigatoriedade do uso do simulador, previsto em resolução pelo Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, desde o dia 1 de janeiro de 2014. A solução imediata apresentada vai ao encontro da necessidade dos alunos, que não terão seus processos travados ou invalidados devido à falta do equipamento nas autoescolas. Na prática, quem tiver terminado todas as aulas até julho, mesmo tendo o processo aberto este ano, não precisará aguardar para utilizar o aparelho.

Para isso, no entanto, a autoescola deverá apresentar, junto ao Departamento de Trânsito (Detran), as medidas que vem buscando para solucionar a falta provisória do equipamento, como, por exemplo, documento provando o pedido em uma das quatro empresas habilitadas, em todo o país, para fornecimento do simulador. Embora provisória, a decisão serve para acalmar os alunos que estavam em dúvida sobre a validade dos processos.

“Tenho buscado soluções não só para a questão dos simuladores, mas também para o pedido de diminuição do percentual das aulas práticas de direção veicular no período noturno de 20% para 5%, já que o simulador poderá apresentar também essa situação. Meu objetivo é que tenhamos, efetivamente, Centro de Formação de Condutores e que os alunos vejam as autoescolas como um local para aprender e não como um comércio onde a habilitação é vendida”, declarou o deputado.

Para Marcelo Gontijo, diretor do Sindicato Estadual das Autoescolas, a medida é uma alívio não só para os alunos, mas para os diretores das autoescolas. “É importante porque não podemos parar o processo do aluno”, declarou. Ele acredita que haverá a criação de empresas para a prestação do serviço. ”Se o uso do simulador puder ser compartilhado, haverá menos problemas para a implantação do serviço”, contou Marcelo, que já adquiriu o equipamento e está aguardando a entrega do fabricante.

Já Paola Guimarães, dona de uma das autoescolas de Petrópolis, ainda está buscando o aparelho. Ela afirma que muitos alunos chegam à unidade com dúvidas sobre o processo. “Explicamos aos alunos que só cobraremos depois, caso o equipamento já tenha chegado e ele feito uso. Até porque não sei qual será o tempo solicitado pela empresa que irá fornecer o simulador”, explicou.

O deputado lembrou, ainda, que vem se esforçando e continua com os canais de comunicação aberto com os representantes das autoescolas. Para ele, é fundamental o diálogo com a categoria. 

Segundo resolução do Contran, os alunos que abriram processo após o dia 01 de janeiro deste ano deverão cumprir cinco aulas de 30 minutos cada no simulador. O aparelho, como o nome sugere, irá simular situações que não podem ser praticadas na rua, como uma forte neblina ou um pedestre que cruza a rua de repente, por exemplo. O equipamento tem o objetivo de trabalhar a capacidade de ação e reação do motorista diante das situações do trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário