quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

DEPUTADO ESTADUAL PEDE INFORMAÇÕES SOBRE INTERRUPÇÕES DE ENERGIA E O RESSARCIMENTO DOS CLIENTES LESADOS

O deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) oficiou nesta quarta-feira, dia 8, a Ampla, concessionária de energia elétrica que atende a Petrópolis, solicitando levantamento dos períodos de interrupção do abastecimento na cidade a partir de novembro de 2013 e a quantidade de consumidores ressarcidos pela empresa. O documento que questiona ainda quantidade de equipes emergenciais e os investimentos efetivos já feitos para o Verão deste ano vai ser encaminhado à Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). O pedido de informações é estendido ainda à Light e à Energisa Nova Friburgo, as três empresas que abastecem 16 milhões de pessoas em 92 municípios fluminenses. Ampla e Light registraram interrupções de energia superiores aos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reguladora do sistema.

“As empresas, como concessionárias de serviços públicos, precisam prestar contas não só do fornecimento de energia como sobre os clientes lesados. A intenção é trazer o assunto à tona para estimular que os consumidores façam valer seus direitos e possam pleitear indenizações", defende Bernardo Rossi.

De acordo com levantamento da própria Aneel, a Ampla, empresa responsável pelo abastecimento de energia em 66 municípios do estado, que representa 2,6 milhões de clientes residenciais, comerciais, industriais e públicos, deixou de fornecer energia por 17,67 horas em 11 meses - janeiro a novembro de 2013. O máximo admitido pela agência é de 12,67 horas.

“A situação no Verão se agrava, mas em Petrópolis, assim como em toda a Região Serrana onde chuvas fortes são frequentes no ano todo, os apagões foram registrados em várias ocasiões", aponta Bernardo, alertando para os prejuízos econômicos para o Turismo da cidade. "Hotéis, pousadas e restaurantes precisam ser ressarcidos de seus prejuízos, assim como os consumidores residenciais", aponta.

O deputado lembra que há dois projetos de lei do qual é relator tramitando na Alerj para ampliar a indenização a consumidores lesados. A divulgação dos procedimentos necessários para pedir o ressarcimento deverão constar nas contas emitidas pelas empresas assim como os consumidores poderão ser reembolsados pelos danos não só a equipamentos elétricos e eletrônicos, mas também pela matéria-prima, como produtos alimentícios, estocados em geladeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário