segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Centro de Cidadania tem grande procura por atendimentos nas áreas de

Os serviços de atendimento para retirada de segunda via de documentose atendimentos na área social às vítimas das chuvas em Petrópolisestão sendo realizados no Centro de Cidadania, em Itaipava, ao lado doCIEP. Em média, por dia, estão passando 1.500 pessoas à procura deatendimento.

Estão sendo disponibilizadas salas para atendimento do Detran, daSecretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), daDefensoria Pública, da Defesa Civil para solicitação de vistoria, daSecretaria de Governo do Estado, da Secretaria Municipal de Saúde e daLocanty para cadastramento para a frente de trabalho no Centro deCidadania.

SAÚDE - Desde quarta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde jáatendeu 1.500 pessoas no posto de saúde do Centro de Cidadania. Aunidade de saúde conta com atendimentos de clínico geral e pediatra,além derealização de curativos, aferição de pressão, vacinaçãode reforço antitetânica, orientação básica sobre leptospirose ecuidados com a água. Somente até às 13h dessa segunda-feira (17) aunidade de saúde já havia realizado 98 atendimentos.

Com a vinda do Hospital de Campanha da Aeronáutica (que estáprestando atendimento não só às vítimas da chuva, mas a todapopulação), o Posto de Saúde que estava em funcionamento ininterruptodesde quarta-feira passa a ficar aberto a partir de hoje (17) das 8h às20h.
ASSISTÊNCIA SOCIAL – A Secretaria de Trabalho Assistência Social eCidadania (Setrac) e Secretaria de Governo do Estado com equipe da LeiSeca e SEGOV estão detectando as necessidades das vítimas das chuvas eencaminhado para os programas da área social correspondentes. Até omomento são 224 pessoas desabrigadas e 2.805 estão desalojadas.
SEGUNDA VIA DE DOCUMENTOS – As pessoas atingidas pelas chuvas queperderam documentos devem comparecer à Defensoria Pública, que estáno Centro de Cidadania. No local é possível requerer alvarás desepultamento para corpos sem documentos, Certidão de Nascimento epedidos de gratuidade para a segunda via de documentos.

Após o atendimento na Defensoria Pública, as pessoas sãoencaminhadas para o Detran que está baseado no Centro de Cidadania ecom uma unidade móvel no pátio de estacionamento do SupermercadoBramil de Itaipava para poder retirar gratuitamente a segunda via dacarteira de identidade para que possam conseguir retirar o FGTS. Oserviço está em funcionamento das 9h às 20h.

A 226ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral também estárealizando atendimentos no Centro de Cidadania, mas o movimento, porenquanto, tem sido pequeno.

DEFESA CIVIL – Além das ocorrências registradas na base da DefesaCivil, a equipe montou uma central de atendimento no Centro deCidadania. Por dia estão sendo recebidas, em média, 100 solicitaçõesde vistoria por conta de alagamentos e quedas de muro, mas no primeirodia da tragédia esse número chegou a 500 atendimentos. A equipe contaainda com um engenheiro de plantão 24 horas para fazer a triagem doscasos mais graves.

FRENTE DE TRABALHO – A Locanty está baseada no Centro de Cidadaniarealizando o cadastro de pessoas desempregadas interessadas em trabalharna limpeza das localidades atingidas pelas chuvas. Até o momento 260pessoas já foram contratadas pela Locanty. Hoje (17) pela manhã onúmero de interessados em se cadastrar foi grande.
“Estou desempregado há alguns meses e esse trabalho vai ajudar a mime também a quem precisa”, disse Felipe Santiago, de 24 anos, moradordo Vale do Carangola que realizou hoje o cadastramento para iniciar otrabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário