segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RUA TERESA VAI SER A PRIMEIRA EM PETRÓPOLIS A RECEBER REDE WIRELESS DO ESTADO

A Internet sem fio pode chegar aos empresários da Rua Teresa até o final do ano. O anúncio foi feito pelo Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, que esteve na sede da Arte na manhã deste sábado (3/10) para apresentar dois projetos da área digital que estão sendo desenvolvidos pelo Superintendente de Inclusão Digital de Micro e Pequenas Empresas, Rubens Bomtempo, também presente ao evento.

Dentro de no máximo 20 dias, Cardoso terá a definição de qual instituição pública fluminense fará o estudo para o apoio na instalação do recurso. A Internet wireless servirá para dinamizar e fortalecer a economia local, juntamente com o novo software para gestão e controle administrativo da pequena e micro empresa apresentado durante a reunião. O software poderá em breve ser baixado gratuitamente no site oficial da Secretaria de Ciência e Tecnologia mediante cadastro com a apresentação do alvará e da Declan, entre outros documentos. A expectativa é de que o programa esteja disponível pela Internet já no próximo mês.“Além de oferecer um trabalho de qualidade para a pequena empresa, estamos estimulando a sua formalização”, disse Bomtempo.

O software possui uma série de aplicativos para o controle de estoque, cadastro de produtos, clientes e até fornecedores e deve contribuir para que a Central Eletrônica de Negócios, já existente no Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa, possa avançar nos objetivos de compra conjunta entre os empresários. O presidente da Arte, Marcelo Fiorini, agradeceu a iniciativa e aproveitou para solicitar ajuda à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia na tramitação do projeto de reurbanização da Rua Teresa. “A reurbanização, a implantação da rede wireless e o novo software vão ajudar a Rua Teresa a estar atualizada para a nova realidade que estará acontecendo com a vinda da Copa em 2014 e das Olimpíadas em 2016”, ressalta Fiorini.


Site para Associações Comunitárias - Outra ação apresentada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia coloca uma das ferramentas tecnológicas mais populares do mundo – os sites – a serviço do desenvolvimento comunitário, por meio de associações de moradores devidamente cadastradas. A criação e o gerenciamento dos sítios virtuais ficará a cargo das próprias associações que serão cadastradas como “ .org” e deverão alimentar o espaço com serviços úteis à comunidade, como horários de transporte coletivo, postos de saúde, eventos culturais, ambientais e educacionais no bairro. O micro e pequeno empresário da região também está incluído no projeto com informações sobre o seu negócio, criando uma rede de contatos e serviços entre os próprios moradores. A Associação de Moradores da Rua Capitão Paladini já possui o site com o sistema, criado pelo próprio presidente da instituição, Fernando Araújo. Cada Associação de Moradores interessada poderá receber o sistema de construção do site. O complexo da Dona Marta, no Rio de Janeiro, vai ser o próximo local para o desenvolvimento do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário