terça-feira, 6 de outubro de 2009

QUITANDINHA CONTARÁ COM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Secretária de Saúde apresentou o projeto aos moradores da região
A secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, e a arquiteta da Secretaria de Obras, Vilma Mendes de Sá Cotrim, apresentaram hoje (05/10) o projeto da Unidade Básica de Saúde, que será instalada no bairro Quitandinha, no prédio onde funcionava o DNIT. O objetivo da reunião foi para desmistificar a ideia de que no local seria construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Mais de 40 moradores participaram da reunião.

A secretária explicou que após um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde verificou que a necessidade da região era uma Unidade Básica, como uma Policlínica. “Esqueçam todos os boatos que foram espalhados. Estamos aqui para tirar todas as dúvidas. Esse terreno daqui não atende as necessidades para ser instalada uma UPA, até porque ela é montada. Não adiantaria um PSF (Posto Saúde da Família) porque é uma área de passagem e muito menos uma unidade de urgência. O que vai atender de verdade as necessidades da população será essa policlínica. Está é uma comunidade unida e consciente de seu papel e gostaria que todas fossem assim”, declarou, Aparecida Barbosa.

Para a construção do posto, há uma emenda parlamentar do deputado federal Leandro Sampaio no valor de R$ 700 mil mais a contrapartida da Prefeitura de R$ 84 mil. O projeto foi realizado pelos arquitetos Fernando Mendonça, da Secretaria de Planejamento, e Vilma Mendes de Sá Cotrim, da Secretaria de Obras. Para que o projeto possa sair do papel, antes será necessário aumentar de 10 para 20 anos o período de concessão do terreno, que é federal.

A unidade terá especialidades, como ginecologista, dentista, pediatria, clínica geral, mas de acordo com as necessidades dos moradores, através de uma triagem, a Secretaria de Saúde poderá inserir outras especialidades, como cardiologia. O prédio vai contar com quatros consultórios comuns, mais dois consultórios ginecológicos e dois consultórios odontológicos, com as instalações específicas; sala de curativo, sala de vacina, sala de nebulização, farmácia, almoxarifado, local adequado para descarte de material, sala de esterilização, banheiros adaptados, rampa, copa, sala da administração e sala de espera.

O posto será construído numa área de 400 m2, num espaço totalmente separado da Comdep, por questões de segurança. O projeto segue as normas RDC-50 do Ministério da Saúde para a instalação de unidades no setor da saúde. Segundo a secretária de Saúde, é importante deixar claro que essa unidade não será PSF, mas uma Unidade Básica de Saúde.

A arquiteta mostrou o projeto para os moradores e explicou como será a unidade. Após a explicação, os moradores fizeram perguntas e ficaram satisfeitos com a atenção dada pelo governo.

“Antes estava uma confusão porque cada hora era um boato diferente e não sabíamos o que seria montado aqui. Com a vinda da secretária ficou tudo esclarecido. Estamos muito contentes, porque estamos recebendo atenção do governo. Já vieram cinco secretários na nossa comunidade e hoje ficamos encantados com o tratamento que a Prefeitura está tendo com todos nós”, declarou o presidente do movimento Eu Amo o Quitandinha, Miguel Archanjo, sendo completado pela moradora Maria Helena Serra, que mora no bairro há 69 anos. “Deu para esclarecer bem o projeto, e eu achei ótima essa reunião. A Prefeitura hoje mostra que está nos dando ouvidos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário