quarta-feira, 21 de outubro de 2009

EMPRESÁRIOS CONFEREM AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DA MODA PARA O INVERNO DE 2010

O preto e o cinza, salpicados de cores fortes como o fucsia, o vermelho, o azul e o ouro, estarão em alta no próximo inverno. Quem garante é a estilista Ana Carolina Fernandes, do SENAI Moda Design, que apresentou as principais tendências da moda para o inverno de 2010 no Giro SENAI Moda Design – Inverno 2010, hoje (20/10), no auditório da Associação de Empresários da Rua Teresa, no Centro da Moda, em Petrópolis. Durante o evento ela também mostrou aos 80 empresários e profissionais do setor presentes as principais inovações em design e tecnologia.

A iniciativa do SENAI Moda Design - centro de inteligência em moda e design do Sistema FIRJAN – reúne o resultado das pesquisas das estilistas Ana Carolina Fernandes, Ana Torres, Brenda Tostes, Milena Cariello e Saint Clair Santos e pelos técnicos de confecção Joaquim Ribeiro e Leonardo Santoro. O grupo, coordenado por Valéria Delgado, pretende mostrar o trabalho a 350 profissionais do setor no Rio de Janeiro e percorrerá, além de Petrópolis, as cidades de Friburgo, Itaperuna e Barra Mansa.

“É importante que estejamos atentos às tendências, à necessidade de profissionalização, de técnica mais apurada. Temos à disposição um banco de informações riquíssimo sobre moda. Temos que aproveitar”, enfatizou Valéria Delgado, lembrando que a realização da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016 no país devem garantir ainda mais oportunidades ao setor. “Temos que colocar nossa moda na ponta”.

Segundo a estilista Ana Carolina Fernandes, a moda de inverno 2010 traz muito do que era tendência no tempo nos anos 70 e 80. “Voltam os volumes arredondados, as golas maiores, os laços e alfaiataria”, destaca. Para Simone Gouvêa, vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Petrópolis, a realização do Giro SENAI Moda Design em Petrópolis coloca os empresários da cidade em vantagem em relação a outros pólos. “Hoje conseguimos nos antecipar. Trabalhamos com mais tempo e de forma mais profissional”, diz.

A empresária Andréa Freitas concorda. “Há alguns anos esperávamos o lançamento da moda em São Paulo para só depois criarmos nossas coleções. Hoje, graças a eventos como esse, trabalhamos com a antecedência que o mercado exige”, diz. Para a estilista Daniele Dutra, esse planejamento facilita também o controle dos gastos. “Conseguimos pensar na coleção e nos programar melhor”, afirma.

Senai apresenta o Cadeno PERFIL

No evento, os empresários também conheceram o Caderno PERFIL Inverno 2010. Coordenada pelo SENAI Moda no Rio de Janeiro, a publicação contou com a participação de 40 técnicos do SENAI, que estudaram os principais centros de moda - Paris, Londres, Berlim, Madri e Milão – e 16 estados brasileiros. O caderno traça diversos perfis de consumidores e as correntes de comportamento para orientar as ações do setor. A abordagem multirregional enriquece a publicação e, por intermédio da seção SAIBA+, referências de moda, gastronomia, arte, música, mobiliário e design são apresentadas, servindo de ponto de partida para a pesquisa direcionada ao desenvolvimento de produtos únicos e competitivos.

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