quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PREFEITOS E SECRETÁRIOS DA REGIÃO SERRANA PARTICIPAM DO PROGRAMA LIDERA RIO 2009

Gestores municipais de Petrópolis, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto participarão, no próximo dia 21, do quinto encontro do programa Lidera Rio 2009 - Curso de Gestão Pública e Estratégias para o Desenvolvimento dos Municípios. O projeto desenvolvido pelo Sebrae/RJ tem o objetivo de criar um cenário favorável ao fortalecimento da economia local, a partir do apoio aos pequenos negócios.

“É uma grande oportunidade para que os governantes troquem experiências e possam assim encontrar soluções para os desafios comuns”, define a gerente regional do Sebrae/RJ, Jaqueline Baptista. Segundo ela, iniciativas importantes já foram apresentadas durante o projeto, como o tratamento tributário diferenciado, incentivos às empresas e a facilitação de registro.

Criado em 2005, o programa abrange 85 municípios do Rio de Janeiro, divididos em grupos, de acordo com a região. Ao todo, são 8 encontros, incluindo sete módulos, com oficinas e palestras, nos quais prefeitos e secretários contam com a assessoria de consultores especializados.

A meta de cada turma é apresentar, ao final do curso, um projeto de desenvolvimento municipal ou regional, reduzindo as desigualdades sociais através da geração de emprego e renda. Uma estratégia que passa pelo apoio às micro e pequenas empresas, que hoje são responsáveis por mais da metade dos postos de trabalho oferecidos no Estado.

O destaque da próxima etapa, que tem como tema a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento, será a palestra do prefeito de São José dos Campos (SP), Eduardo Cury, vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor. Também faz parte da programação uma oficina sobregovernança pública e institucionalização. O encontro acontecerá na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis, das 9 às 18 horas.

O programa Lidera Rio é o resultado de uma parceria entre a Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), a Caixa Econômica Federal, a Secretaria do Estado para Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços e o Sebrae/RJ e prevê mais três encontros: ainda em outubro, no dia 27, e em novembro, nos dias 3 e 10, quando será realizado o encerramento oficial, com a demonstração dos Projetos Municipais. Os líderes públicos interessados em participar da solenidade de finalização do programa devem confirmar presença através dos telefones: (21) 2643-5484 ou (21) 2643-4979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário