segunda-feira, 3 de junho de 2013

APRESENTAÇÃO DOS CANARINHOS NA ARGENTINA FOI UM SUCESSO

Meninos Cantores ainda participarão do encerramento do “Iguazu en Concierto”

Os Meninos Cantores de Petrópolis se apresentaram na noite desta quinta-feira (30) no festival Iguazu en Concierto, na cidade de Puerto Iguazu, na Argentina. O Coral dos Canarinhos levou a cultura e o folclore nacional para além das nossas fronteiras no Loi Suites Hotel. Ao todo, 34 coralistas estão na região. Agora, eles se preparam para a apresentação final, que reúne 700 participantes, entre coralistas, instrumentistas de orquestras e solistas, e será realizada no próximo sábado (1º) no Sheraton Hotel, que fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

Desde quando chegou, na terça-feira (28), o Coral se prepara com diversos ensaios em diversos pontos de Puerto Iguazu. Além dos treinos vocais que já ocorrem normalmente, são realizados todos os dias testes coreográficos com professores do Teatro Colón e ensaios vocais com os outros coros, solistas e orquestras que participarão do evento de encerramento. Durante estes ensaios, eles preparam o repertório final que interpretarão em forma conjunta no grande concerto final, formando a denominada Grande Orquestra e Coral “Iguazu en Concierto”.

De acordo com o maestro Marco Aurélio Lischt, este intercâmbio é muito positivo. “Este festival tem um lado alegre, com as pessoas empolgadas, querendo fazer música. A troca de ideias e informações com os integrantes dos outros corais faz com que os nossos meninos tenham visão da música expandida”, afirmou.

O maestro destacou também o fato de os coralistas terem a oportunidade de conhecer o mundo a partir das viagens, uma tradição do Coral dos Canarinhos. “Temos o prazer de propiciar isso aos integrantes do Coral. Quanto mais o ser humano puder viajar, mais ele cresce como pessoa, adquirindo experiências e entendendo novas culturas”, destacou.

O concerto de quinta-feira contou com clássicos como “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e “Sabiá, coração de uma viola”, de Ayrton Escobar. Completaram a apresentação “Suíte nordestina”, de Ronaldo Miranda (que inclui “Morena Bonita”, “Dendê trapiá”, “Bumba chora” e “Eu vou, eu vou”); “Cobra cora”, de Carlos Alberto Pinto Fonseca; e “Trem de Ferro”, de Marcelo Rauta. Esta foi a primeira vez que o Coral dos Canarinhos cantou a obra de Rauta.

O festival Iguazu en Concierto reúne solistas, orquestras e corais infantojuvenis de países como Argentina, Angola, Brasil, EUA, Turquia, Equador, França e Paraguai, com solistas da Argentina, Austrália, Brasil e Rússia. Os concertos são gratuitos, e acontecem, sem interrupção, durante os seis dias, nos melhores hotéis da região, La Aripuca e o anfiteatro de Puerto Iguazu. O encerramento do festival é marcado por um megaconcerto nos jardins do Sheraton, que reúne orquestras, corais e solistas convocados em um único palco.

Cada orquestra, coral ou solista convocados são escolhidos por meio de uma seleção realizada pela Direção Artística do Iguazu en Concierto, a cargo de Andrea Merenzon, ganhadora do Latin Grammy 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário