quinta-feira, 6 de junho de 2013

GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA CLÍNICA DA SAÚDE DA FAMÍLIA EM CORRÊAS E R$ 8 MILHÕES PARA OBRAS NO HAC

Com capacidade para atender 16 mil pessoas, Corrêas vai ganhar uma Clinica da Saúde da Família, uma das maiores do Estado, com pessoal e equipamentos equivalentes a quatro equipes de postos de saúde da familia funcionando simultaneamente. A clínica, que foi anunciada nesta quinta-feira (06.06) pelo secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, em coletiva de imprensa em Petrópolis, faz parte de um programa do governo do estado que vai instalar 60 unidades em vários municípios, iniciativa que teve a cooperação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Em bloco, os deputados estaduais, entre eles Bernardo Rossi (PMDB) e Marcus Vinícius (PTB), que participaram da coletiva de imprensa, apresentaram emenda ao orçamento direcionada ao programa.

O governo anunciou ainda R$ 8 milhões para obras de reforma do Hospital Alcides Carneiro (HAC), a maior unidade pública da cidade que está com a emergência fechada há seis meses. A verba será usada em vários setores do HAC, inclusive na emergência que tem determinação judicial de ser reaberta na próxima semana.

Bernardo Rossi destacou todos os investimentos feitos pelo Estado na Saúde em Petrópolis. "Juntas, as duas UPAs recebem agora mais verbas. Por indicação minha o Hospital Nelson de Sá Earp recebeu oito leitos de UTI e Itaipava ganhou uma Clínica da Saúde da Família. A meta é que os investimentos sejam feitos em todas as áreas, sobretudo nos distritos", ressaltou. Deputado licenciado, Marcus Vinícius, secretário estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, ressaltou programa da sua pasta, que será desenvolvido em conjunto com a Saúde e vai abranger todas as Clínicas da Família que forem instaladas. " Vamos levar à população programas específicos para os maiores de 50 anos e até mesmo curso de cuidadores de idosos para formação de mão de obra especializada", adiantou.

Côrtes avaliou o HAC como forte potencial para receber casos de média e alta complexidades, um serviço complementar às UPAs e diferente da Clinica da Saúde da Família, que atua em prevenção com consultas médicas e exames ambulatoriais. "Direcionando recursos para estas duas vertentes toda a comunidade de Corrêas fica coberta em medicina resolutiva e a população em geral volta a ter o HAC como referência em procedimentos cirúrgicos principalmente".

O prefeito Rubens Bomtempo agradeceu as emendas dos deputados e o governo estadual por aplicação de recursos na cidade e falou do empenho da administração para melhorar a saúde pública. "O governador Sérgio Cabral foi muito sensível ao principal problema hoje de Petrópolis que é a saúde pública. Vamos fazer do HAC uma referência no Estado e exemplo para outras cidades e aplicar investimentos em medicina preventiva como o programa Clínica da Saúde da Família e os Postos de Saúde da Família (PSF)", afirmou. Côrtes reiterou ainda a agilidade do município para identificar a área para a instalação da clínica. "Essa presteza é fundamental para que Petrópolis avance", elogiou.

O local para a instalação da Clínica da Saúde da Família, que será declarado de utilidade pública e depois desapropriado, fica na Estrada Mineira. A clínica vai ser erguida em apenas três meses e tem a mesma estrutura da UPA, porém possui consultórios médicos de diversas especialidades, como pediatria e ginecologia, farmácia e salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, imunização e saúde bucal. Na unidade são oferecidos programas de saúde básica, planejamento familiar, vigilância em saúde, teste do pezinho e tratamento e acompanhamento de diabéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário