quarta-feira, 19 de junho de 2013

GRANDE HOTEL ENTRA NO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO QUATRO ESTRELAS

O novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem foi elaborado para aumentar a competitividade do setor hoteleiro e o local será o 1° a ter essa denominação como Hotel Histórico

A classificação é um instrumento de divulgação de informações claras e objetivas sobre meios de hospedagem, se tornando um importante mecanismo de comunicação com o mercado. Esse processo surgiu de uma parceria o Ministério do Turismo, Inmetro, Sociedade Brasileira de Metrologia e a Sociedade Civil, e é adotado como estratégia para uma concorrência justa entre os meios de hospedagem do país, auxiliando turistas brasileiros e estrangeiros em suas escolhas.

O Grande Hotel Petrópolis deu entrada no pedido de classificação em Hotel Histórico quatro estrelas. Para conseguir o status o meio de hospedagem o local é avaliado por um representante legal do Inmetro e tem que demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios e a 30% dos requisitos eletivos, para cada conjunto de requisitos.

A validade da classificação é de 36 meses, a contar da data de sua concessão. Durante esse período, deve ser realizada uma nova avaliação para verificar a manutenção do atendimento aos requisitos da matriz de classificação. Esta nova avaliação deve ocorrer em torno de 18 meses após a concessão inicial.

A classificação não é fácil, principalmente para quem almeja quatro e cinco estrelas, nestes casos em que o Meio de Hospedagem tenha obtido a classificação, o Ministério do Turismo, o Inmetro ou seu representante legal realizam visitas de cliente oculto ao empreendimento, com o intuito de avaliar a disponibilidade dos serviços oferecidos 24 horas, conforme estabelecido nos requisitos para as categorias referidas, mesmo critério utilizado pelo Guia Quatro Rodas. Após, o avaliador (do Ministério do Turismo, do Inmetro ou seu representante legal) se identifica para o responsável do hotel, presente no momento, e apresenta o registro preliminar da visita, incluindo conformidades e não conformidades.

Reinaugurado no final de 2011, o Grande Hotel Petrópolis foi eleito como o Hotel do Ano de 2013 por um dos mais reconhecidos guias de turismo do Brasil, o Guia Quatro Rodas. Localizado no coração do Centro Histórico, bem em frente a dois dos principais pontos turísticos da cidade, Museu Imperial e Obelisco, ficou fechado por quase 50 anos e quando reinaugurou, trouxe todo o requinte e charme de volta a Petrópolis. Sua reabertura veio de um sonho antigo de seus atuais proprietários que tiveram visão empreendedora para resgatar o gigante tombado pelo patrimônio histórico. Foram cinco anos de reforma e uma enorme preocupação em manter os detalhes e as características essenciais do local.

O reconhecimento do Guia Quatro Rodas, mais importante publicação de turismo nacional e única a avaliar, testar e classificar estabelecimentos em todo pais com imparcialidade, vem lembrar o peso que o hotel tem na história de Petrópolis e do Brasil, o que se tornou um grande diferencial.

Para ser considerado “Hotel Histórico”, a edificação deve estar preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de relevância para a memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.

Para esse tipo, o SBClass estabelece as categorias de três estrelas (mínimo) a cinco estrelas (máximo). O Hotel Histórico de categoria três estrelas deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrela adicional, ele deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como as ações de sustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem, o consumidor poderá fazer uma melhor escolha.

Mais informações sobre o Grande Hotel Petrópolis podem ser obtidas à Rua do Imperador, 545 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do site www.grandehotelpetropolis.com.br ou pelo telefone (24) 2244-6500.

REQUISITOS MANDATÓRIOS QUE UM HOTEL HISTÓRICO QUATRO ESTRELAS DEVE OFERECER:

- Serviço de recepção aberto por 24 horas;
- Serviços de mensageiro no período de 18 horas;
- Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 15 m²;
- Banheiros com 3 m²;
- Seis amenidades, no mínimo, em 100% das UH;
- Secador de cabelo em 100% das UH;
- Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc);
- Café da manhã no quarto;
- Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas;
- Troca de roupas de cama e banho diariamente;
- Serviço de lavanderia;
- Televisão em 100% das UH;
- Canais de TV por assinatura em 100% das UH;
- Acesso à internet disponível em 100% das UH;
- Mesa com cadeira em 100% das UH;
- Minirrefrigerador em 100% das UH;
- Climatização (refrigeração/calefação/ventilação forçada) adequada em 100% das UH;
- Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar;
- Restaurante;
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água;
- Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos com foco na redução, reuso e reciclagem;
- Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las;
- Programa de treinamento para empregados;
- Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade;
- Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local;
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito;

GRANDE HOTEL PETRÓPOLIS
ACOMODAÇÕES
São 67 modernos aptos distribuídos em três categorias. Cada uma das unidades está equipada com ar condicionado quente e frio, frigobar, cofre individual, internet banda larga, TV a cabo, espelho de corpo inteiro, telefone com discagem direta local e internacional, banheiros com box blindex, secador de cabelo e estacionamento incluso.
Existem quatro apartamentos completamente adaptados aos portadores de necessidades especiais.

Superior
Apartamentos com vista lateral ou fundos.
Ar condicionado, cofre eletrônico, frigobar, cama Box Queen size, TV LCD, internet, espelho de corpo inteiro, telefone e secador de cabelo.

Luxo
Apartamento de frente. Alguns contam com sacada.
Ar condicionado, cofre eletrônico, frigobar, cama Box Queen size, TV LCD, internet, espelho de corpo inteiro, telefone e secador de cabelo.

Super Luxo
Apartamento com sala e quarto.
Todos os ambientes possuem ar condicionado, cofre eletrônico, frigobar, cama box queen size, sofá cama, TV LCD, internet, espelho de corpo inteiro e telefone. Caso o hóspede queira à disposição um aparelho microondas e/ou chaleira elétrica, deve solicitar no momento da reserva.

Suite Grande Hotel
Localizada na cobertura, dispõe de um amplo e privativo ambiente. Suas generosas janelas antecedem a uma varanda que está por toda extensão dos aposentos, permitindo apreciar a exuberante vista do Museu Imperial, um dos principais cartões postais da cidade. A Suíte Grande Hotel é ideal para momentos românticos e lua de mel.

Apartamento com sala e quarto. Ambientes com ar condicionado, cofre eletrônico, frigobar, cama box queen size, sofá cama, TV LCD, internet, espelho de corpo inteiro e telefone. Café da manhã no apartamento e espumante de Welcome Drink.

*O café da manhã deve ser solicitado na recepção.

SERVIÇO
Grande Hotel Petrópolis
Rua do Imperador, n° 545
25620-000 Centro – Petrópolis/ RJ
(24) 2244-6500

Nenhum comentário:

Postar um comentário