sexta-feira, 7 de junho de 2013

ESTUDANTES PARTICIPAM DA 17ª CÂMARA MIRIM

Vereadores-mirins tomam posse na próxima quinta-feira

A 17ª edição da Câmara Mirim será realizada nos próximos dias 12 e 13 de junho. Durante os dois dias vinte estudantes da rede pública eleitos como vereadores-mirins vão participar do projeto, que objetiva levá-los a aprender com a prática o funcionamento do legislativo municipal vivenciando o desenvolvimento das relações entre o poder público e a comunidade. Com a experiência poderão também entender e avaliar a função de um vereador e sua importância para a cidade.

Dos vinte participantes, quinze serão diplomados como vereadores-mirins e cinco como suplentes. No primeiro dia é realizada uma reunião na qual é oferecida uma explicação sobre os cargos da mesa diretora, são assinadas as indicações criadas através de suas redações e ocorre uma visitação a todo Palácio Amarelo. No segundo dia os estudantes recebem informações sobre o funcionamento do poder legislativo e acompanham a rotina dos vereadores e o funcionamento da casa. Na parte da tarde, são definidos os candidatos à mesa diretora e às 16h tem início a sessão legislativa dos vereadores-mirins, onde vão defender suas posições, discutir e votar os projetos dentro das normas e regras de uma sessão ordinária do legislativo.

“A Câmara Mirim aproxima os jovens do legislativo, o que propicia o desenvolvimento de consciência e visão crítica da política, com isso estamos prezando pela formação de cidadãos sabedores de seus direitos e também conhecedores de qual é o papel de um vereador. É muito importante despertar e fortalecer o conceito de cidadania desde cedo”, comenta o presidente da Casa Legislativa, vereador Paulo Igor (PMDB).

A seleção dos vereadores-mirins se dá através de redações sobre as necessidades das comunidades onde moram e da cidade em geral. As escolas escolhem cinco redações de alunos que são enviadas para uma comissão de avaliação em parceria entre Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Educação. O projeto é desenvolvido e coordenado pelo Setor de Projetos Especiais da Casa Legislativa.

Serviço:
Projeto Câmara Mirim
Data: quinta-feira, dia 13 de junho às 16h
Local: Câmara Municipal de Petrópolis
Informações: Setor de Projetos Especiais
Telefone: (24) 2291-9282

Nenhum comentário:

Postar um comentário