sexta-feira, 14 de junho de 2013

13º. FESTIVAL DE INVERNO DE PETROPOLIS/DELL’ARTE DE 5 A 21 DE JULHO

Atrações Internacionais são alguns dos destaques deste ano

Entre os dias 5 e 21 de julho realiza-se mais uma edição de um dos mais esperados festivais de inverno do Brasil e da América do Sul. Neste período, a Dell’Arte Soluções Culturais - pioneira na implantação de festivais no Estado do Rio de Janeiro -promove em Petrópolis um verdadeiro mergulho na música clássica, com mais de 49 eventos, trazendo ainda shows, balés, ópera, corais e peças teatrais, além de jovens e promissores talentos.

A presidente da Dell’Arte, Myrian Dauelsberg, ressalta o diferencial em 2013: « A programação deste ano foi organizada para o público sair de um espaço e ir para outro de acordo com a topografia da cidade e poder assistir a todos os espetáculos ». Myrian destaca a relevante função do festival que inclui Petrópolis no trajeto de importantes artistas acostumados a se apresentar nas grandes metrópoles e em outros países. O Festival ajuda a fomentar o turismo da região gerando grande movimento de visitantes nos hotéis, pousadas e restaurantes.

O Festival ocupará diversos locais da cidade, como Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Palácio Rio Negro, Hotel Solar do Império e novos espaços, como a Câmara Municipal de Petrópolis (Palácio Amarelo) e a Casa Cláudio de Souza entre outros. Presenças de atrações nacionais e internacionais garantem 17 dias de entretenimento do mais alto nível.

A Abertura de Gala do Festival será na sexta-feira, dia 5 às 20h, na Catedral São Pedro de Alcântara, com o concerto de um dos maiores organistas da atualidade, Marcelo Giannini, brasileiro radicado há mais de 30 anos na Alemanha, reverenciado pela crítica e público internacionais e com a participação do Coral Municipal de Petrópolis, regido pelo Maestro Paulo Afonso

O Festival irá comemorar também o Ano da Alemanha no Brasil ; os 150 anos de Ernesto Nazareth, com show do saxofonista Leo Gandelman, no Palácio de Cristal (terça-feira, dia 16, às 20h), o bicentenário de Verdi, no Museu Imperial, com apresentação da renomada soprano Angélica de La Riva (sexta-feira, dia 19, às 18h). Os 70 anos de morte de Rachmaninofftambém será lembrado durante os “Concertos ao Meio Dia” no Cine-Teatro Museu Imperial, além da apresentação da Serenata Imperial (terça-feira, dia 9, às 18h, na Casa Cláudio de Souza) com uma homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes.

O cinema também terá destaque no festival, com filmes alemães como « Asas do Desejo », « A Vida dos Outros » e « Lili Marlene», em homenagem ao Ano da Alemanha do Brasil. Essa programação acontece no Centro de Cultura Raul de Leoni, sempre aos sábados, às 11h.

Aqueles que gostam de aprofundar sua cultura musical não podem perder as três palestras comentadas com projeções, sempre aos sábados, às 15h30m, na Sala Multimídia, do Museu Imperial. O palestrante Mário Willmersdorf Jr desenvolve no dia 6 o tema “A Música Russa no Século XX”. No dia 13 é a vez de ““Momentos da Música Francesa.

Continuam presentes na programação os tradicionais Concertos à Luz de Velas e Concertos ao Meio-Dia, grandes séries provocam sempre grandes expectativas em todas as edições, no Museu Imperial, com destaque para o Duo Fukuda – Astrachan(sábado, dia 6, às 18h) e o russo Alexey Sichev (sexta, dia 12, às 12h). Alexey faz parte do rol internacional que enriquece o festival, que ainda conta com a deslumbrante violoncelista alemã Kerstin Feltz (sexta-feira, dia 12, às 18h) e com a participação do bem humorado Mozart Group, da Polônia (sábado, dia 13, às 15h, no Palácio de Cristal).

Na programação imperdível, destacam-se ainda a opereta «Caso no Júri», acompanhada pela Orquestra Sinfônica da UFRJ (sábado, dia 6, às 20h30m, no Theatro D. Pedro); o «Festival vai à Praça» (domingo dia 07, às 10h), com apresentação artística de alunos das escolas municipais, na Praça da Liberdade; o duo da flautista Geisa Felipe, brasileira radicada na Alemanha com oviolonista Luis Leite (segunda-feira, dia 8, às 18h, no Palácio Amarelo ; o Chá Musical, com o Duo Santoro (quinta-feira, dia 11, às 17h, no Solar do Império); o show piano e voz de Zizi Possi (sexta-feira, dia 12, às 20h30m, no Theatro D. Pedro); a vinda da Cia Brasileira de Ballet, no espetáculo de gala: com terceiro ato do clássico «O Lago dos Cisnes» e «Poesia em Gestos» (sábado, dia 13, às 20h30m, no Theatro D. Pedro); as «Manhãs de Ilusão», com o mágico Nathan (domingos, dias 14 e 21, às 10h, no Palácio de Cristal) ; a flauta, o oboé e o fagote do Trio Capitu (segunda-feira, dia 15, às 18h, no Palácio Amarelo); a apresentação das Meninas Cantoras de Petrópolis (sexta-feira, dia 19, às 20h30m, no Theatro D. Pedro) e a performance do cravista Roberto de Regina no Concerto à Luz de Velas (sábado, dia 20, às 18h, no Museu Imperial).

E, como não poderia faltar, dentro da Série Cristal Jazz, as duplas Leo Gandelman e Eduardo Faria (terça-feira, dia 16, às 20h) e Mauro Senise e Gilson Peranzetta (quarta-feira, dia 17, às 20h), no Palácio de Cristal, além do imperdível tango do saxofonista argentino Blas Rivera, que se apresentará com o bandeonista Walter Castro e dois dançarinos de tango (sexta-feira, dia 19, às 21h).

Entre os principais palcos do 13º Festival Internacional de Inverno de Petrópolis, destacam-se: a Abertura na Catedral de São Pedro de Alcântara ; as palestras sobre música clássica com especialistas e os Concertos ao Meio-Dia e à Luz de Velas no Museu Imperial; Theatro D. Pedro; manhãs infantis e série Cristal Jazz no Palácio de Cristal; Chás Musicais no Hotel Solar do Império, concertos no Palácio Rio Negro, música clássica e brasileira no Palácio Amarelo, filmes no Centro de Cultura Raul de Leoni, além do já consagrado Festival vai à Praça, na Praça da Liberdade.

O Festival de Inverno da Dell’Arte tornou-se uma tradição em Petrópolis, com repercussão no Brasil e na América do Sul. Além de mobilizar a população local e as redondezas, gera um grande movimento de turistas que normalmente lotam hotéis, pousadas e restaurantes durante todo seu período.

Os ingressos têm preços populares, mas muitos espetáculos têm entrada franca mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais dos eventos e boa parte deles é destinada aos jovens, proporcionando-os acesso às variadas formas de manifestação das artes.

Para esta edição, o 13º. Festival de Inverno de Petrópolis recebe o apoio do Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, Funarte e patrocínio da Cerveja Itaipava Premium.

Um comentário: