sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

TODO DIA É DIA DE YOGA

Prática acontece nos fins de semana nos jardins do Museu Imperial

Os jardins do Museu Imperial fazem um convite ao relaxamento e à prática de exercícios. Pensando em oferecer mais uma atração aos visitantes, todos os primeiros e terceiros domingos de cada mês, aulas de Yoga são oferecidas gratuitamente. Os encontros acontecem às 10h e têm duração de uma hora.

Organizadas pelo movimento “Todo Dia é Dia de Yoga”, as aulas são ministradas pelos professores Fábio Goulart e Soraia Noel Kreischer, com auxílio de estagiários. O objetivo é fazer com que a prática chegue ao público de forma democrática, mostrando que ela pode ser praticada por todos, sem limite de idade, bastando para isso que cada praticante respeite seus próprios limites.

Os encontros, gratuito e realizados ao ar livre, são abertos ao público. Nas aulas, são utilizadas técnicas respiratórias (pránáyámas), exercícios psicofísicos de força e flexibilidade (ásanas), técnicas de concentração (yoganidrá), entre outras.

Soraia é coordenadora do projeto e se formou com Fábio no Curso Livre de Formação em Yoga. Hoje, ela afirma que a filosofia se tornou fundamental para a sua vida. " O Yoga nos leva a conhecer melhor o nosso corpo e as emoções que o afetam. Com a prática, aos poucos, despertamos a nossa inteligência corporal e percebemos com maior clareza aquilo que nos faz bem e o que nos faz mal e, assim, acabamos abandonando o que nos prejudica”, completa.
Ainda de acordo com a coordenadora, através da prática é possível lidar com situações complicadas com muito mais tranquilidade e clareza. “O Yoga é transformador”, finaliza.

O Yoga tem origem na Índia e possui mais de cinco mil anos. Esta antiga filosofia de vida que significa união, integra corpo, mente e emoções. A técnica leva o praticante a um profundo relaxamento, permitindo que haja concentração, tranquilidade mental, além do fortalecimento do físico e flexibilidade.

A prática acontece, gratuitamente, no Museu Imperial. Os interessados não precisam fazer inscrição prévia, bastando apenas levar o mat (tapete de yoga), uma toalha ou canga. Os organizadores pedem também apenas que os praticantes cheguem com 15 a 20 minutos de antecedência.

Movimento "Todo Dia é Dia de Yoga!"

Surgiu a partir da vontade de professores e alunos do Curso Livre de Formação em Yoga, ministrado pelo Prof. Fábio Goulart, em compartilhar e difundir a prática do Yoga, bem como sua filosofia milenar.

O Yoga prepara o praticante em todos os níveis para alcançar o estado de unicidade com o Todo. O objetivo principal do Yoga é levar o praticante ao estado de samádhi (união com o todo). As aulas são supervisionadas por professores e, estão abertas tanto para aqueles que terão seu primeiro contato com o Yoga, quanto para aqueles que já o praticam.

SERVIÇO:
Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220
Visitação: De terça a domingo, das 11h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário