Nem mesmo o forte calor carioca atrapalhou o movimento no estande do Polo de Moda de Petrópolis no evento Rio-à-Porter (10 a 13 de janeiro). Considerado o maior e mais tradicional polo de moda fluminense, Petrópolis alcançou R$ 450 mil em vendas diretas durante os quatro dias de evento. Ao todo, cerca de 2 mil peças foram comercializadas. O número atingiu as expectativas das dez empresas participantes e pode dobrar ao longo do ano com as vendas indiretas geradas a partir desta edição.
Além da linha tricot e da malharia tradicional, tecidos mais elaborados e com apelo para a sustentabilidade – como a fibra de bambu e de garrafa pet – foram apresentados. O Polo também mostrou sua linha jeans pela primeira vez, por meio da participação da empresa Deep Jeans, que conseguiu fechar uma encomenda de 500 peças em apenas um pedido.Visitado por pequenas e grandes empresas do país inteiro, o estande recebeu uma média de 100 pessoas por dia. "Apostamos em designs criativos, pesquisamos tendências fora do país e também utilizamos matéria-prima reciclada em nossas criações. Estamos em sintonia com a demanda do mercado", resume a coordenadora do Polo, a empresária Simone Gouvêa. Para ela, Petrópolis prova que também produz moda com a cara do Rio, mas com um detalhe: o charme serrano.
Uma iniciativa inédita também levou para a passarela do Fashion Rio os polos regionais junto de grifes já consagradas no mercado nacional e internacional. O desfile de abertura do Rio-à-Porter aconteceu no último sábado à noite e marcou a integração dos dois eventos. Petrópolis apresentou um de seus looks de inverno na passarela e levou para o estande outras 249 peças para conquistar os clientes da maior bolsa carioca de negócios de moda. Ao todo, 169 expositores de todo o país, entre grifes consagradas e pequenas empresas, mostraram suas propostas de roupas e acessórios.Outro fator que ajudou a impulsionar a participação do polo petropolitano foi a união do grupo e o apoio de entidades como a Firjan, o Senai Moda, O Sebrae e o Sindicato das Indústrias de Confecções de Petrópolis. O segmento têxtil é um dos mais importantes para a economia da cidade. Ele representa 14% do PIB do município.
O Polo de Moda de Petrópolis é composto atualmente por 800 indústrias formais que, juntas, produzem 100 milhões de peças por ano. São mais de 40 mil empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva, da fabricação até a comercialização de roupas e acessórios. Parceria com grandes grifes - A moda petropolitana quer destacar suas qualidades com acabamentos diversificados e pesquisa apurada de tendências. Essas características também chamaram a atenção de marcas consagradas, como a grife Alessa, que buscou no Polo de Petrópolis a parceria ideal para três looks que foram apresentados nas passarelas do Fashion Rio esse ano.
A grife carioca está atualmente em 120 multimarcas no Brasil e em 27 países. Os expositores contaram ainda com uma nova ferramenta, que disponibiliza informações completas sobre os compradores que passarem pelos estandes. Um coletor de dados com leitor óptico fez a leitura dos dados cadastrais dos visitantes, reunindo as informações em um mailing completo de todos os lojistas e importadores que estiveram no salão. “Estamos confiantes nesse novo serviço para ampliarmos nossa carteira de clientes, criando novos relacionamentos para o Polo de Petrópolis”, finaliza a coordenadora do Polo, Simone Gouvêa.Tema mistura o urbano e a fantasia dos comics - Com o apoio dos famosos comics americanos e europeus, o tema da coleção apresentada por Petrópolis - “Conte sua História” - é uma viagem no tempo transformada em manifesto criativo pelas grifes serranas. O conceito de moda foi trabalhado como motivador para que as pessoas sejam autoras do seu próprio texto e falem de si mesmas por meio da roupa.
São heróis e heroínas que saem das páginas dos quadrinhos para o ambiente urbano.Na cartela de cores, muito cinza, preto, bege e marrom, misturado com vermelho, azul e verde. Uma pitada de nostalgia dos anos 80 e a alusão ao estilo “easy rider” da década de 70 revelaram a tendência das vitrines na próxima coleção outono-inverno. Tudo é maxi – maxigolas, maxitricots, camisetas mais longas, quase que como vestidos e um interesse exacerbado nos rostos, que são os verdadeiros personagens do cotidiano. Toda a parte superior dos troncos também é valorizada, como forma de mostrar que serão as emoções as norteadoras desse momento.
Mas para o realce de pernas e quadris, leggings, calças skinny e carrots não serão esquecidas. As jeggings – mistura de jeans mais leves e leggings -, e wet leggings - dessas que parecem molhadas - para usar como se fossem meias-calças no inverno, prometem ser a sensação das araras.
Para conhecer mais detalhes sobre a coleção, acesse a versão do catálogo on-line: www.modapetropolis.com.br
Griffes participantes do estande do Polo de Moda de Petrópolis: Branca Maria, Calabrote, Cola Colorida, Deep Jeans, Mc Kenzie Store, Off Rio, Pele na Pele, Tazza, Thiamo e Watercolour.
Realização: Sindon/ Senai Moda/ Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa/ Sistema Firjan/ Sebrae/
Apoio: Petrosul
Patrocínio: Marles/ Prefeitura de Petrópolis
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