quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL É IMPLANTADO EM PETRÓPOLIS

Petrópolis receberá mais 20 câmeras de monitoramento e ações conjuntas de entidades ligadas à segurança

O prefeito Paulo Mustrangi participou hoje (19) da primeira reunião que marcou a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Durante o evento, Mustrangi anunciou que o Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrópolis (Cefet-Petrópolis) irá ceder sete salas para a instalação do gabinete de gestão. Outra boa notícia para a população é a instalação de mais 20 câmeras de monitoramento, que serão colocadas em pontos estratégicos em diversos bairros e distritos, locais estes a serem definidos nas próximas reuniões. Apenas quatro municípios fluminenses já possuem o GGIM.

A verba para a implementação do GGIM já foi liberada e totaliza um montante de R$ 894.568,00. Desta soma, R$ 17.891,36 são a contrapartida do município e o restante provém do Ministério da Justiça. Pelas regras do Pronasci, as prefeituras só alocam 2% do total a ser investido.
De acordo com o prefeito Paulo Mustrangi, o GGIM é a oportunidade de realizar a integração eficaz de todas as entidades envolvidas com a segurança e levar para as comunidades mais carentes projetos de integração social.

“O GGIM não pode apenas ser encarado como um programa de repressão à violência. O foco principal será embasado em ações estratégicas, de médio e longo prazo. A eficácia do programa passa pela integração total das secretarias de governo, entidades e instituições de segurança, aliadas por um objetivo comum que é a promoção da diminuição da criminalidade e a das diferenças sociais que ainda existem em comunidades menos favorecidas”, ressaltou.

Mustrangi também lembrou das ações pontuais da Prefeitura no sentido de aumentar a eficácia da segurança pública, como o reaparelhamento da Guarda Municipal e a criação da Guarda Comunitária, as ações em conjunto com a Policia Militar e Civil e a inclusão de Petrópolis no Pronasci.

O coordenador do Pronasci, Fernando Stern, destacou a importância do projeto ser implantado em Petrópolis. “O município já se encontra em um estágio avançado nas questões de políticas públicas na área de segurança. O resultado da implementação do GGIM será de fundamental importância para a cidade”, afirmou.

Participaram da reunião o secretário de Segurança Pública, Hélio Moura; a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa; a secretária de Educação, Sandra La Cava; a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Maria Helena Orchellas; o secretário de Esportes e Lazer, Mauro Grillo; o presidente da CPtrans, Orlindo Pozzato; o comandante da G.M, Eliel Silveira; o comandante da Defesa Civil, Coronel Francisco de Paula, além dos representantes das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário