segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CUIDADOS À MESA

Durante as férias, pais precisam ficar atentos à alimentação dos filhos

Longe das salas de aula, cada instante é precioso para a criançada. Sem horários pré-definidos, qualquer hora é hora para brincar, dormir e lanchar, momento este em que os pais precisam ter um cuidado especial. A educação alimentar começa no carrinho do supermercado e, segundo os especialistas, os hábitos alimentares da criança estão diretamente ligados aos alimentos ingeridos e oferecidos pelos responsáveis.

A vida moderna e, consequentemente, a rotina mais agitada interferiu de maneira radical na alimentação do homem. A dieta diária passou a conter menos produtos naturais e mais alimentos industrializados, ricos em calorias, corantes e conservantes e pobres em vitaminas, minerais e fibras.

De acordo com a nutricionista Juliana Mayo, uma alimentação inadequada pode gerar sérias consequências ao organismo. “A criança fica mais propensa a infecções, devido à baixa imunidade; anemia; déficit de atenção; dificuldade de aprendizagem; déficit de crescimento; além de problemas na adolescência e na vida adulta como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, entre outras”, explica Juliana.

A nutricionista ainda destaca que, além da falta de tempo dificultar uma alimentação saudável, muitas instituições de ensino ainda não trabalham de forma mais intensa a educação alimentar. “Muitas escolas ainda não aderiram ao projeto Cantina Saudável e ainda oferecem fast foods, doces e biscoitos recheados”, conclui.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a obesidade infantil se constitui em um sério problema de saúde, pois está associada a uma série de complicações. Reeducar a alimentação desta criança, de acordo com a instituição, é um desafio. Além de todo um processo psicológico, muitas famílias ainda mantêm o conceito de que “criança gordinha é criança saudável” ou que a simples perda de peso pode afetar seu desenvolvimento.

Em 2003, um relatório da Internacional Obesity Task Force (IOTF) feito para a Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que a estimativa era de que pelo menos 10% dos indivíduos entre os cinco e 17 anos tinham gordura corporal elevada, sendo que 2 a 3% já eram obesos. No Brasil, este modelo vem se tornando uma realidade. De acordo com um levantamento feito pelo IBGE, na segunda parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares entre os anos de 2002 e 2003, o excesso de peso está presente em 40,6% da população. Entre os cinco e dezenove anos, estudos nacionais identificaram excesso de peso com variações de 10,8% a 33,8% nas diferentes regiões do país.

“Hoje em dia temos mais crianças acima do peso da curva de crescimento. Entretanto, isso não significa que elas estejam bem nutridas, ao contrário, é comum encontrarmos crianças obesas com deficiência de nutrientes, como vitaminas e minerais. Isso porque os alimentos que elas ingerem são ricos em açúcar, gordura trans, gordura saturada e pobre em fibras”, destaca Juliana.

Estimular o contato com alimentos saudáveis faz parte da rotina dos pais. Se após o cinema ou o teatro a intenção é matar a fome, a questão é deixar de lado os produtos industrializados para, quem sabe até, fazer a própria comida. E sem a desculpa de falta de tempo, é possível ter acesso a estes alimentos em casa sem tanto trabalho. É o caso dos produtos oferecidos pela Frozen Spa, empresa especializada em congelados light, no mercado há oito anos. Para atender à demanda infantil, a empresa criou uma linha exclusiva, incluindo três pratos. São eles os nuggets, picadinho e bifinho de carne.

Apesar de ser fundamental o consumo de alimentos frescos pelas crianças ao invés de congelados, a nutricionista ressalta que a linha propõe um conceito de reeducação alimentar que vale a pena nos momentos em que há falta de tempo. Sem qualquer adição de conservantes, eles acabam se tornando uma boa e saudável opção. “Eu acho interessante ter os congelados como uma opção a mais para os pais terem em casa para usar no lugar de um lanche como pizzas, hambúrgueres, etc.”

A porção da linha kids é a mesma dos pratos da linha light, cerca de 250 a 300g. A diferença está no preparo, conforme ressalta a Juliana. “A única diferença é o tipo de preparação que é mais voltada para crianças (feijão é cozido com beterraba, arroz colorido com milho ou cenoura, creme de espinafre, purê de batata). Em relação aos ingredientes, a diferença é que usamos o sal comum (não o light) e não usamos adoçantes”, finaliza.

Para saber mais sobre a linha e outros produtos da Frozen Spa, acesse o site www.frozenspa.com.br. Nele, é possível ter visualizar todo o cardápio e fazer os pedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário