Após um mês da abertura do terminal rodoviário do Centro, os usuários de transporte coletivo e os proprietários de comércio próximo ao transbordo estão satisfeitos com o fim do confinamento. A implementação do Sistema de Integração Eletrônica também foi motivo de elogios por parte dos petropolitanos. A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) realizaram o registro de mais de 340 mil integrações durante os 30 dias de funcionamento do novo sistema.
A estimativa é que este número possa aumentar nos próximos meses, já que o primeiro mês de implementação da Integração Eletrônica, além do período de festas, serviu para que as pessoas entendessem como funciona o sistema e as vantagens que ele oferece aos usuários do transporte coletivo. Todos os usuários que utilizaram um dos cartões eletrônicos para realizar a integração eletrônica notaram que o sistema oferece muito mais liberdade, praticidade e economia.
“Eu gostei muito da abertura do terminal o do sistema eletrônico. Agora eu posso viajar de ônibus e ter tempo para poder tomar um café, dar uma volta sem precisar pagar mais uma passagem. Foi uma idéia muito boa que colocaram em prática”, falou o aposentado Antonio Teixeira, que trabalha em um restaurante no Carangola.
Daniel Cesário da Silva, de 42 anos, disse que “foi muito bom tirar as grades do terminal. Muita gente está satisfeita com esse novo sistema eletrônico. Pegar ônibus agora é muito mais fácil e tenho uma economia muito grande no final do mês”, afirmou.
Além destas informações, a CPTrans também aferiu que do total de 415 reclamações recebidas desde o dia da abertura do terminal, apenas 140 apresentaram contratempos concretos. Como o sistema funciona por meio de tecnologia, qualquer ajuste pode ser realizado rapidamente a partir da identificação dos problemas. Durante a primeira semana de integração, foi observado que o sistema precisava de um aprimoramento envolvendo as integrações realizadas entre as regiões do Bingen, Mosela e Cascatinha. Os ajustes foram feitos e uma nova versão do sistema passou a funcionar com a solução do problema.
Petrópolis é pioneira no Estado do Rio no sistema que permite a integração entre os bairros sem a necessidade de confinamento e com a utilização de tecnologia. A partir dos dados da integração eletrônica será possível também, identificar as necessidades dos usuários do transporte e oferecer um serviço de melhor qualidade.
Integração Eletrônica beneficiou o comércio - Gisele Carvalho, proprietária de um comércio de legumes e frutas em frente ao terminal a mais de 11 anos, disse que o movimento melhorou consideravelmente. “Quando fecharam o terminal e as pessoas não podiam sair foi um caos para o meu negócio. Hoje registro uma elevação de 20% no volume de vendas. Não podia acontecer nada melhor não só para mim quanto para todo comércio no entorno do terminal”, relatou.
O proprietário de um dos açougues mais tradicionais próximo ao terminal, com 41 anos de funcionamento, Francisco Mendes, afirmou que “as pessoas agora tem a liberdade de poder ir e vir. O movimento do meu açougue melhorou bastante. Foi válida a ação do prefeito Paulo Mustrangi de abrir o terminal”, afirmou.
Como funciona - Usando os cartões eletrônicos de Vale-Transporte, de Vale-Transporte Rápido ou o Expresso, os usuários podem viajar em qualquer linha que já é integrada no Terminal Centro, podendo desembarcar em qualquer ponto da cidade, e tem o tempo de percurso da linha e mais uma hora para embarcar em uma outra linha, que também já integrada no Terminal Centro, para seguir a sua viagem sem precisar pagar outra tarifa. O Sistema de Integração Eletrônica funciona para realizar as integrações sempre no sentido de continuar a viagem. A volta continua sendo paga normalmente. O sistema não funciona para o usuário voltar ao ponto de onde ele partiu pela primeira vez, nem se ele trocar de linha. Deve ser usado para ele seguir até o seu destino. Também não é possível pegar um ônibus saltar em um ponto e depois embarcar na mesma linha para seguir viagem. O Setranspetro e a CPTrans disponibilizam canais de comunicação para atender aos usuários do transporte: (24) 2103-5100 Setranspetro e 156, CPTrans.
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