segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

DIOCESE DE PETRÓPOLIS PROMOVE DOMINGO CAMPANHA DE AJUDA PARA O HAITI EM TODAS AS PARÓQUIAS

Durante missa celebrada na Catedral São Pedro de Alcântara (Petrópolis/RJ), na manhã de domingo (17/01), o bispo diocesano, Dom Filippo Santoro voltou a pedir que todos os católicos e pessoas de boa vontade sejam solidários com o povo haitiano. Ele anunciou que, no próximo domingo, 24 de janeiro, as 40 paróquias da Diocese estarão empenhadas em promover momentos de oração e de coleta de fundos, que será destinado à campanha SOS Haiti, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Cáritas do Brasil.

As doações para a campanha da CNBB podem ser depositadas nas contas: Banco do Brasil - Agência: 3475-4 - Conta Corrente: 23.969-0; Caixa Econômica Federal - OP: 003 - Agência: 1041 - Conta Corrente: 1132-1; Banco Bradesco - Agência: 0606 - Conta Corrente: 70.000-2.
A missa teve como intenção rezar pelo povo haitiano e pela médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, vítima do terremoto no Haiti. A missa, contou com a presença de um grande número de agentes da Pastoral e foi presidida por Dom Filippo Santoro e concelebrada pelo pároco da Catedral, Padre Jac e pelo vigário paroquial e vice-reitor da UCP, Monsenhor José Maria. A celebração contou ainda com a participação de sete secretários do Governo Municipal de Petrópolis – Aparecida Barbosa (Saúde), Helio Moura (Segurança), Sandra La Cava (Educação), Stênio (Obras), Eli da Luz (Controle Interno), Coronel Paulo (Defesa Civil) e Maria Helena (Setrac), representando o prefeito Paulo Mustrangi – e ainda os deputados federais, Leandro Sampaio e Hugo Leal.

O bispo aproveitando as leituras da missa ressaltou as virtudes de Zilda Arns, lembrando que “celebramos com muita fé e com muita certeza a memória dela, pois é para nós um testemunho de uma pessoa cheia de determinação, de fé, de um amor transbordante de vida”. Ele comentou ainda que há comentários na CNBB de iniciar daqui a cinco anos o processo de beatificação da Doutora Zilda pelo exemplo de vida doada em prol do próximo. Dom Filippo ressaltou que no meio da morte causada pelo terremoto no Haiti, “temos um testemunho luminoso de dedicação ao bem da sociedade e dos pobres” referindo-se ao trabalho realizado pela médica que dedicou boa parte da sua vida aos mais necessitados.

O bispo diocesano ressaltou que Deus não fica distante do trama vivido pelo povo haitiano. “Deus envia seu filho para assumir nossa condição, não para dar conselhos, não para fazer discursos, mais para assumir totalmente o drama da dor e do sofrimento humano. Quando estas pessoas se encontram sozinhas no meio dos escombros lutando contra a morte, Jesus, morto e ressuscitado está com eles”.

Fazendo uma referência ao trabalho dela na Pastoral da Criança, Dom Filippo disse que diante do drama dramático do Haiti, “temos o exemplo da doutora Zilda que dá a vida pelo próximo”. Ele lembrou que muitas crianças, através do trabalho das agentes teve esperança de um futuro. “Quantas mães recuperaram a dignidade através de seu trabalho e das agentes da Pastoral. Ela se aproximava das pessoas mais simples, comunicando o amor de uma mãe. Oferece a esperança a todos, independente do credo, porque esta é a natureza do amor, que nasce do coração de Cristo e abraça a humanidade, o seu trabalho é para todos”.

A coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Beatriz Consuelo leu a última mensagem enviada pela doutora Zilda as agentes da Pastoral: “Conhecer a Jesus pela fé é nossa alegria, segui-Lo é uma graça e dar testemunho é um serviço que ele nos pede”. Segundo ela, a partir de agora a missão das agentes é muito maior, “pois teremos que dar testemunho do trabalho que ela nos confiou, vamos ter que redobrar o nosso trabalho para as nossas crianças e gestantes”.
A secretaria de Saúde de Petrópolis, Aparecida Barbosa afirmou que o trabalho da Pastoral da Criança, unido as ações do agentes comunitários de Saúde e ações como campanhas de vacinação, reduziu o número de internações de crianças. “Além do exemplo de vida, temos um indicador que ela mudou a realidade brasileira” referindo-se a baixa mortalidade e internação infantil em todo país, inclusive Petrópolis. Para ela, a médica Zilda Arns representa o compromisso com a mudança da sociedade e é a “comprovação de que as ações coerentes para o testemunho do Evangelho é eficaz, é o verdadeiro seguimento de Jesus cristo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário