quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

NESTA SEXTA, NA MOSELA



Lembro-me ainda da primeira Roda de Choro na Mosela e de outras tantas da primeira fase. O coreto de teto verde se adaptando ao nosso jeito, músicos e amigos se adaptando ao jeito da Mosela, sempre sob a clara luz da poesia de meu tio-avô Carlos Maul, busto instalado na praça, e sob as bênçãos de Frei Aniceto Kroker, que conheci pessoalmente nas missas da Igreja de São Judas.

E foi ali, nesse mesmo coreto, nessa mesma paisagem, degustando os croquetes do PG e a sua cerveja gelada que, num ato de extrema alegria e alguma coragem, decidi fazer um projeto eficaz para abrir portas mais sérias para o "profissionalismo taruirense". Decidir foi fácil, dificil foi aprender a fazer. Mas... tudo o que é importante sempre nasce de uma decisão.

Lembro ainda do Breno Morais, meu primeiro amigo Taruira, dizendo em alto e bom som: Vamos quebrar tudo!!!

Dali para cá crescemos, alcançamos maioridade, alcançamos segurança e fomos nos preparando para ganhar os ares.

Foram dois anos de domingueira com Choro, dois carnavais com 7 shows em cada um.
Dos carnavais tenho muitas e lindas lembranças. Os chapéus e acessórios loucos que eu levava para enfeitar os meninos, a corrida para cumprir a agenda entre a Mosela e o Vilarejo, as fantasias coloridas de nossos fiéis amigos e seguidores, a conversa emocionada no carro, na volta.
Yuri Garrido, um anjo poético e doce, me disse com total emoção uma vez: - Eu amo tanto o Taruíra, sinto tanto amor pelo grupo,que sou muito grato a Deus por isso tudo.
E essa voz ficou gravada em meu coração.
Pois é...

Tudo isso foi somente para dizer que amanhã, nessa sexta feira às 19h, teremos orgulho demais em chegar no coreto, esticar o nosso banner com as marcas do Ministério da Cultura e de nosso patrocinador e incentivador GE CELMA, abraçar nossos amigos, pedir aquela gelada do PG e fazer a roda mais bonita de todas as rodas que o Taruíra já fez.

Afinal esta, em especial, que abre uma temporada de 10 apresentações, tem o sabor da sapiência e serenidade do Carlos Watkins, a força do gênio e da genialidade do Guto Menezes, sempre envolvido emocionalmente com o crescimento do grupo, a paz de Márcia Villar, o profissionalismo admirável do Zé Roberto, a insistência e consistência de Breno Morais e todo o amor do Yuri Garrido.


E eu, a orgulhosa produtora, que aprendi a somar todos esses atributos encontrados em cada um desses 6 elementos, terei um coração em festa. Um coração embalado pela gratidão por fazer parte disso tudo, por ter conseguido da GE CELMA a credibilidade necessária, por estar presente e participar, ativamente.

Esta conquista é para todos os que sempre acreditaram em nosso sonho e nossa luta verdadeira pela cultura.

Ofereço a fatia que me cabe a algumas pessoas bem especiais que considero parte dessa roda colorida, transformadora, mágica e insubstituível: Simone Gonçalves, Vânia Moreira, todo o Andança, Ana Cristina, Pedro Troyack, Marilda, Myrian, PG e Rosângela, Gil, Nilane, Alyne, a mãe do Breno, Emydio, Tartaruga, Jibóia, Welington... e todos os que estão com o coração emocionado como sei que estes citados estão.

Amanhã vamos quebrar tudo!!! E vamos transformar o nosso singelo coreto na maior conjunção de energia cósmica e benéfica do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário