quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

OS 31 POEMAS DE ANTÔNIO CLÁUDIO GOMES



Após dezenas de anos militando na Educação, ao mesmo tempo em que se dividia na gestão cultural e em colunas jornalísticas, o cidadão petropolitano Antônio Cláudio Gomes, que já lançou alguns livros sobre diversos assuntos, brindará amigos e fãs com seu primeiro livro de poesia.


Consciente de que há sempre um pouco de lirismo na arte de educar e que não há como promover a cultura sem a sensibilidade necessária para perceber o que ela pode transformar, o poeta Antônio Cláudio Gomes sempre existiu, embora o livro estivesse à espera de um momento ideal para ser apresentado ao público. E ele o faz, comemorando seus 51 anos de vida, de experiências, de realizações e amplas reflexões sobre o mundo.


São 31 poemas que versam sobre vários temas, sobre a liberdade estética de criar, sobre o amor, momentos cotidianos, elementos naturais e a metafísica.


Catarina Maul, convidada para apresentar a obra, em um trecho do seu texto o faz da seguinte forma: “Ler cada um dos poemas é mergulhar na imensidão do mundo oculto das palavras, beber da fonte do auto entendimento, remexer as próprias emoções interiores, à luz do desarrumar e arrumar das prateleiras emocionais do autor.”


Antônio Cláudio se vestiu de coragem e, no livro, revela sentimentos íntimos, fictícios ou reais, mas sempre carregados da mais verdadeira emoção. Para alguém acostumado a escrever roteiros de cinema, peças teatrais, artigos de Educação, projetos culturais, esse é um momento novo, pois a poesia desnuda o mais intimo espaço de um ser: a alma.


O autor definiu bem, em seu prefácio: “A poesia rompe a linearidade da lógica do discurso e nos abre a possibilidade da vivência. O tempo cronológico é rompido, pois somos transportados a uma outra dimensão da vida. A poesia nos permite tocar a borda da eternidade. Às vezes penetramos espaços mágicos do sagrado, quando compreendemos a necessidade ética de resistir à crueldade.”


O lançamento e a noite de autógrafos será dia 13 de janeiro (quarta-feira) às 19h, na Livraria Dona Traça, no Valparaíso (Rua Gonçalves Dias), bairro onde o autor publica, mensalmente, o informativo Jornal do Valparaíso. Os exemplares serão vendidos a 15 reais.
Após a leitura do poema abaixo, faltarão ainda 30 para serem desvendados.


Cinema existencial
Lanterna mágica na teia da existência
Luz, trevas e penumbra
Trevas são contornos na vida dos desenhos
Luz é essência que beija a escuridão
Filme, sonho, documento e imaginação
Sol, fogueira, luminária e lampião
Romance, pipoca, história e ficção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário