Lojistas planejam empregar mais do que em 2008
Com o aumento das vendas esperado para as festas de Natal e ano novo, as lojas da Rua Teresa iniciam o processo de contratação temporária. Segundo a Associação de Amigos e Empresários da Rua Teresa (Arte) as vagas serão oferecidas até a segunda quinzena de dezembro, tendo um acréscimo de 20 a 30%, comparando-se com as contratações no mesmo período do ano passado.“As Contratações temporárias podem crescer neste ano porque os empresários estão mais otimistas com o fim da crise” disse o presidente da Arte, Marcelo Fiorini.
As oportunidades se dividem em áreas de vendas e confecções (para reforçar a produção). Nas lojas a oferta e procura é maior por exigir menos especialização e experiência. “Neste período contrato tanto para loja quanto para a confecção. Mas, para a confecção, tive que me antecipar para poder dar conta da produção. Já é difícil achar um bom profissional durante todo o ano, imagine nesta época de pico”, conta a coordenadora do Pólo de Moda de Petrópolis e vice-presidente da Arte, Simone Gouveia.
De acordo com a pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviço Terceirizado e Trabalhos Temporários, mais de 120 mil vagas devem ser oferecidas em todo o país. Segundo a Agência Brasil, as chances de trabalho se dividem em vários setores, mas as lojas de varejo de rua lideram a lista de maior número vagas, com 21%. Uma pesquisa realizada pelo Sicomércio e pela Fecomércio-RJ apontou que 28,6% das empresas consultadas em Petrópolis fizeram ou farão contratações temporárias. Em 2008, este percentual foi de 27,3%.
Para quem quer aproveitar a época e garantir uma renda extra, deve encaminhar seu currículo para os próprios estabelecimentos comerciais ou procurar a Arte através do telefone (24) 2245-0808. A convocação dos novos funcionários costuma acontecer entre novembro e dezembro. O processo de seleção inclui análise de currículos e entrevistas. Algumas lojas não exigem experiência e já iniciaram as contratações.
HORÁRIO DE NATAL
Falta de tempo para ir às compras nos dias úteis e trânsito tranqüilo são alguns dos motivos que fazem com que os consumidores escolham fazer suas compras no primeiro dia da semana. Neste período natalino, a rua Teresa deve abrir 70% das lojas aos domingos a partir de dezembro, no horário de 10 às 17 horas. Banheiros, caixas eletrônicos e o Centro de Informações Turísticas, que funcionam dentro do prédio do Centro de Moda, irão continuar abertos aos domingos.
* A Rua Teresa vai abrir no feriado de 20/11, em horário normal, de 9 às 18h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário