sexta-feira, 20 de novembro de 2009

BODY SCANNER CHEGA A RUA TERESA

Aparelho importado pela faculdade Senai Cetiqt será instalado no Centro de Moda para captar medidas de mulheres e homens para realização de estudos antropométricos

Quem passar pela rua Teresa a partir do dia 24 de novembro será surpreendido por uma novidade altamente tecnológica. Uma parceria entre o Senai Cetiqt, a Arte e o Sindcon está trazendo a Petrópolis, pela primeira vez, o Body Scanner, aparelho importado pela Faculdade Senai Cetiqt que faz a leitura do corpo e capta com precisão mais de 100 medidas detalhadas do corpo humano. O Body Scanner será usado para fazer a medição do corpo para o estudo antropométrico que a faculdade realiza para definir os padrões de medidas do brasileiro.

O Body Scanner funcionará de segunda a sábado, durante o horário comercial, das 9h às 18h, e ficará instalado no primeiro andar do Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa (esquina da rua Aureliano Coutinho com 24 de maio). As medições serão feitas por turmas, a cada meia hora, e serão acompanhadas por técnicos do Senai Cetiqt. Poderão participar da medição pessoas com idades a partir de 18 anos e adultos com até 65 anos. Todos receberão brindes de participação e poderão ter acesso às suas medidas. A medição será realizada até o dia 20 de dezembro. O Senai Cetiqt também disponibilizará uma consultoria de um dia para as empresas de confecção que enviarem seus funcionários para a medição.

Desde que chegou ao Brasil, no ano passado, o Body Scanner tem sido fundamental na elaboração de um diagnóstico completo sobre o corpo do brasileiro, que está sendo traçado pelo Senai Cetiqt. O estudo antropométrico vai registrar as medidas de cerca de 10 mil voluntários de todas as regiões do Brasil, com o objetivo de padronizar a modelagem das confecções no país, respeitando as características regionais. No Brasil, a maioria das grifes não segue a Norma de Medidas do Corpo Humano para Vestuário, Padrões Referenciais, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

"A uniformização dos tamanhos trará mais segurança para o consumidor no ato da compra, principalmente se esta for feita por catálogo ou via internet. Hoje não há um padrão. Muitas vezes a marca usa uma modelagem maior para que o consumidor se sinta psicologicamente magro", explica o coordenador de tecnologia Ariel Vicentini. A previsão é que a pesquisa seja concluída em dois anos.

O Body Scanner é uma espécie de cabine ou provador "câmara escura". Nele, existe uma marcação indicando o local dos pés e das mãos, para mantê-los afastados e fixos. Uma vinheta avisa que o processo será iniciado e em seguida 16 pontos de luz e 32 sensores se alternam na captação das medidas do corpo, transmitindo os dados para o computador. O procedimento dura cerca de 60 segundos. Após captar as medidas do corpo, a tela do computador exibe as formas tridimensionais. Importado pelo Senai Cetiqt pelo custo de US$ 120 mil, este é o primeiro body scanner no Brasil.

O estudo antropométrico no Rio de Janeiro

O estudo antropométrico do Senai Cetiqt teve início no Rio de Janeiro. De janeiro a junho, após a chegada do Body Scanner ao Brasil, foram realizadas medições com alunos e funcionários do próprio Centro de Tecnologia da instituição, como forma de aprimorar sua técnica e fazer os ajustes necessários pra a pesquisa de campo. Cerca de 350 pessoas, com faixa etária entre 18 e 65 anos, foram avaliadas e medidas durante o primeiro semestre.

Em julho, o Senai Cetiqt foi contratado pela Penalty para realizar a medição, através do Body Scanner e com acompanhamento técnico da equipe de modelagem do Senai Cetiqt, de todos os atletas do clube de regatas Vasco da Gama já que a empresa optou por confeccionar uniformes personalizados para os jogadores.

No mês seguinte, em agosto, o Body Scanner foi instalado no Shopping Tijuca, no bairro de mesmo nome, para uma medição mais ampla e com público variado. Foram analisadas 350 pessoas, entre freqüentadores do shopping e visitantes. Em outubro, nova medição: 950 pessoas, entre funcionários e oficiais da Marinha do Brasil, tiveram suas medidas avaliadas pelo Body Scanner, com o objetivo de melhorar as especificações relativas à modelagem dos uniformes da corporação, cujas normalizações foram feitas pelo Senai Cetiqt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário