terça-feira, 1 de setembro de 2009

PETRÓPOLIS GOURMET JÁ TEM 38 RESTAURANTES INSCRITOS

Em 2008 foram 29 adesões

Superando os números do ano passado e faltando pouco mais de dois meses para o evento, o Petrópolis Gourmet conta até o momento com a participação de 38 estabelecimentos. São diversos segmentos gastronômicos que aceitaram o desafio de elaborar um menu inspirado na clássica cozinha francesa.

Para integrar e situar estes estabelecimentos com as regiões da França e suas características enogastronômicas, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau e o SENAC Rio realizaram hoje o 2º Workshop do Petrópolis Gourmet 2009 na Pousada Arcádia, em Itaipava. O 1º foi dia 17 de agosto e teve como objetivo apresentar o projeto, o regulamento e realizar as primeiras inscrições.

O presidente do PC&VB Flávio Câmara abriu o workshop enfatizando a importância do festival para reforçar o destino e promover os restaurantes e profissionais locais. “É hora de colocar a criatividade em prática e destacar nossos chefs. É um privilégio ser um município indutor do turismo no país e ter a gastronomia como diferencial competitivo”.

A coordenadora de educação do Centro de Gastronomia do SENAC Rio, Francine Xavier, e osommelier Henry Schneider foram os palestrantes e dissertaram sobre o tema “Cultura e gastronomia: regiões da França e suas características enogastrômicas”, onde falaram sobre as particularidades e características específicas das regiões francesas e os produtos encontrados em cada uma, além dos tipos de uvas e como harmonizar pratos com os melhores vinhos.

“É a culinária mais influente e sofisticada no mundo, e embora seja internacional, baseia-se muito no regionalismo. Mesmo regiões mais pobres tiveram capacidade de transformar ingredientes simples em receitas deliciosas”, disse Francine. Henry complementou, explicando que a maioria das grandes regiões viníferas da França oferece suficiente variedade de estilos para acompanhar toda a refeição.

A proprietária do Restaurante Oliveiras da Serra, D. Vera de Oliveira, já participou de seis edições do festival, e disse que o retorno é muito bom. “É um trabalho sério, realmente a gente tem que tentar trazer para cá o maior número de turistas e visitantes. A divulgação é nacional, fiquei muito contente ano passado, acho que fui a que mais vendi o prato do festival, saiu no Brasil todo”, falou entusiasmada. E completou: “Tenho certeza que esse ano, com a entrada de todos os restaurantes, terá bastante movimento e um ótimo resultado para os participantes”.

“A expectativa de participar do Petrópolis Gourmet é muito boa, o festival tem crescido de ano para ano, a cidade está entrando no circuito importante da gastronomia e para nós será um desafio criar um prato que consiga harmonizar o vinho com o churrasco e a gastronomia francesa”, explicou Nelson Rodrigues Júnior, proprietário da Churrascaria Majórica. “O workshop está sendo muito válido, estou tendo várias ideias para a criação do menu. Parabéns ao Convention Bureau e à equipe que está trabalhando no festival”, acrescentou Nelson.

Outro inscrito no festival é o Kinpai Sushi Bar. A proprietária Lucinéia Batista disse que a perspectiva é atrair cada vez mais clientes para o restaurante. “É uma excelente oportunidade para todos os participantes, proporciona um diferencial muito positivo. Vamos tentar incrementar nossa culinária e buscar essa proximidade com a França de alguma forma”, disse.

Para lembrar: o IX Petrópolis Gourmet faz parte da programação oficial do Ano da França no Brasil e será realizado no período de 12 a 22 de novembro. Em breve mais informações no sitewww.petropolisgourmet.com.br.

Estabelecimentos participantes:

Albergo Del Leoni / Alvorada Restaurante / Atelier Molinaro Boutique Hotel e Bistrot / Barão Gastronomia / Arcádia Bistrô Imperatriz / Bistrô Ozório / Bordeaux / Borgo San Felice Pousada e Restaurante / Bomtempo Resort / Capitólio Sushi Bar e Choperia / Castelo Real / Restaurante Chico Veríssmo / Majórica / Restaurante Chez Cox / Duetto´s Café / Frigideira da Serra / Hotel e Restaurante Capim e Limão / Igualité Restaurante / Il Perugino Ristorante / Kinpai Sushi Bar / Pizzaria Liberatta / Libertino / Log Restaurante / Massas Luigi / Restaurante Nas Nuvens / Nikko Sushi / Oliveiras da Serra / Pousada e Restaurante Les Roches / Parador Santarém Marina / Pousada Paraíso / Quitandas Gourmet / Restaurante Delícia de Frango / Restaurante Sol da Terra (Pousada Orquídea da Serra) / Restaurante Imperatriz Leopoldina (Solar do Império) / Solar Fazenda do Cedro / Tai Tai / Tamares Bistrô / Tankamana Eco Resort

Nenhum comentário:

Postar um comentário