Em discurso proferido na Câmara, antecedendo a Semana Nacional do Trânsitoque teve início nesta sexta-feira (18), o deputado federal Hugo Leal(PSC-RJ), referiu-se à Lei Seca (Lei 11.705/08) como a Lei da Vida. Nopronunciamento ele apresentou os resultados favoráveis da Lei desde a suapromulgação que foram divulgados pela Abramet – Associação Brasileira deMedicina do Tráfego.
Hugo Leal relatou que segundo estudo publicado na revista da Abramet emjulho desse ano, de autoria das professoras Maria Helena de Melo e M.Sumie Kaizume, que compara o segundo semestre de 2008 com o primeirosemestre do mesmo ano, houve uma redução de 13,6% no número de vítimasfatais de acidentes de trânsito.
– Esta informação significa que quase mil vidas foram salvas pela Lei Secanesse período. Foram 917 pessoas que deixaram de morrer. Também houvequeda de 28,3% no número de internações hospitalares do SUS referentes aacidentes no trânsito. Estas informações podem ser conferidas na página daAbramet na internet – ressaltou Leal em seu pronunciamento.
O deputado considera que esses resultados mostram o imenso avanço dasociedade nesse processo de resgate de civilidade no trânsito,proporcionado pela Lei 11.705, mas que para a manutenção e ampliaçãodesses números positivos é preciso combater a impunidade.
– Temos de ser vigilantes e aperfeiçoar a legislação no que fornecessário. Não pode haver impunidade. Condutor alcoolizado tem que serpunido, mesmo que ele se recuse a realizar o teste do bafômetro –finalizou o deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário