quarta-feira, 2 de setembro de 2009

LIVRO NO PONTO INCENTIVA LEITURA NAS COMUNIDADES



O bairro Meio da Serra recebeu o primeiro módulo do projeto Livro no Ponto, apresentado e organizado por Renato Seschini em conjunto com Naja Calaza. A biblioteca chama a atenção de crianças e adultos por ser um “livrão” de dois metros de altura contendo mil livros novos, de clássicos até material em braile. A solenidade de recebimento do módulo na comunidade foi realizada no sábado passado, com a presença da secretária de Educação, Sandra La Cava; Carlos Fecher, representando a Fundação de Cultura e Turismo; o presidente da Academia Petropolitana de Letras, professor Joaquim Eloy; e um representante do vereador Gil Magno.

O primeiro módulo, que ficará permanentemente no Meio da Serra, chegou a ser exposto na Câmara Municipal para que toda a população e visitantes do município tivessem acesso e pudessem conhecer o projeto. Ao todo, 17 módulos, incluindo um para Câmara e os demais para comunidades, serão instalados em Petrópolis.

“Já trabalhamos com cultura há muito tempo e tínhamos a intenção de fazer alguma coisa para estimular a leitura, mas precisava ser algo de fácil acesso à todos. Então, tive a idéia de montar um grande livro”, disse Renato Seschini.

A comunidade foi a primeira a receber o projeto, pois, há quatro meses, a presidente da Associação de Moradores do Meio da Serra, Kika Zarlotti, estava em contato com Renato Seschini, organizador do projeto, para conseguir levar o Livro no Ponto para o bairro. Através de patrocinadores – Câmara de Vereadores com apoio da Ge Celma, Editora Vozes, Universidade Estácio de Sá, Unimed Petrópolis, Escola Progresso, Arteg, Solidariedade em Marcha, Sapiens e Academia Petropolitana de Letras –, o projeto tornou-se realidade.

“É um projeto fantástico e as crianças ficaram encantadas quando viram o livrão. A leitura é essencial para qualquer pessoa e aqui a maioria não teria a facilidade de ler nem uma pequena parte dos títulos que estão tendo acesso”, declarou Kika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário